Política

BE critica fecho de Posto dos CTT em Vila Nova de Cacela

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda tomou conhecimento que no próximo dia 9 de outubro irá encerrar o Posto dos CTT em Vila Nova de Cacela, no concelho de Vila Real de Santo António.

PUB
Para o Bloco se este encerramento se concretizar, «será mais um golpe num serviço público essencial do Algarve» e, mais concretamente no concelho e na freguesia do interior de Vila Real de Santo António, onde grande parte da população é idosa e «será quem mais irá sofrer com tal medida absurda e inaceitável». 
 
Em comunicado, o BE adianta que toda a população será prejudicada, sem transportes públicos e cuja estação dos CTT mais próxima se localiza na sede do concelho, a 12 quilómetros de Vila Nova de Cacela.
 
O partido recorda que em outubro de 2007, a Administração dos CTT tinha mandado fechar a estação de correios de Vila Nova de Cacela, cujos serviços postais foram transferidos para um agente privado, «com despedimento de trabalhadores e diminuição da qualidade dos serviços prestados à população», que «foi um processo feito às escondidas e que mereceu o descontentamento e a reprovação das organizações sindicais, representativas dos trabalhadores e das populações».
 
O Bloco de Esquerda critica a privatização dos CTT pelo governo PSD/CDS, em que «os serviços postais degradaram-se ainda mais no Algarve (e no país), onde sobressai o encerramento de várias estações e postos de correios, como em Monte Gordo, numa outra freguesia de Vila Real de Santo António». 
 
Caso tenha lugar o encerramento do posto dos CTT em Vila Nova de Cacela, restará apenas o serviço postal na cidade de Vila Real de Santo António.
 
Agora, a empresa privada de gestão de condomínios “24 Horas Serve”, que assegura há 13 anos o Posto dos CTT em Vila Nova de Cacela, refere em comunicado que «uma parceria [com os CTT] terá de salvaguardar ambos os parceiros, e não apenas um deles», pelo que o Posto fechará em 9 de outubro próximo.
 
Face ao exposto, os deputados João Vasconcelos e Isabel Pires, do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, enviaram ao governo, através do ministério das Infraestruturas e da Habitação, as seguintes questões:
 
- Tem o Governo conhecimento do assunto acima exposto?
 
- Pode o governo explicar o que leva a “24 Horas Serve” a terminar com a parceria que mantinha com os CTT e que assegurava o funcionamento do posto de correios em Vila Nova de Cacela?
 
- Vai o governo interceder e de que forma, junto da Administração dos CTT, para que se mantenha em funcionamento um Posto dos CTT na localidade de Vila Nova de Cacela?