Política

BE diz que há falta de animadoras em Escola Básica de Faro

João Vasconcelos e Joana Mortágua, deputados do Bloco de Esquerda, questionaram o Ministério da Educação sobre se considera adequado o recurso a assistentes operacionais para desempenharem tarefas próprias de animadoras do ensino pré-primário e que medidas pretende adotar no sentido de resolver com urgência a situação da Escola Básica da Lejana, em Faro.

PUB
 
De acordo com a Associação de Pais da Escola Básica da Lejana, que reportou a situação ao Grupo Parlamentar do Bloco, duas animadoras do ensino pré-primário rescindiram o contrato que mantinham com a Câmara Municipal de Faro tendo o agrupamento escolar, numa tentativa de solucionar o problema, deslocado assistentes operacionais para realizar tarefas das animadoras.
 
Segundo a Associação de Pais trata-se de uma situação que afeta a Componente de Apoio à Família, num serviço que deve ser prestado entre as 16h00 e as 19h00 e que presentemente efetua-se até às 18h00 com uma única assistente operacional.
 
O Bloco adianta que os pais estão "indignados", por estarem a pagar um serviço do qual não estão a usufruir, "e apreensivos por aproximar-se o período da Páscoa, sem estar garantida qualquer solução para o problema".