Periodicidade: Diária | siga-nos | seja fã
PUB
 

BE e Presidente da AMAL discutiram temas de interesse para o Algarve

BE e Presidente da AMAL discutiram temas de interesse para o Algarve
Imprimir Partilhar por email
03-12-2019 - 12:16
Em comunicado, o Bloco de Esquerda informa que, na passada segunda-feira, dia 2 de dezembro, o deputado João Vasconcelos e outros elementos do BE/Algarve reuniram-se na sede da AMAL, em Faro, com o seu Presidente, «onde foram discutidos diversos assuntos que, presentemente afetam o Algarve».
 
O partido anota o problema da seca na região, medidas e planos de contingência em caso de agravamento; o processo de descentralização em curso; a questão da mobilidade com a modernização da ferrovia regional, a eliminação das portagens na Via do Infante e a requalificação da EN125 entre Olhão e Vila Real e Santo António; também a criação do passe intermodal regional; a conclusão da Ecovia  do Litoral do Algarve e «a grave» situação do SNS na região.
 
No que concerne aos problemas da seca o Bloco de Esquerda considera «a situação muito grave caso não chova». São necessárias medidas de emergência, avançando com os investimentos necessários para a reutilização das águas residuais (incluindo para a agricultura), e começar a apostar na dessalinização com o recurso às energias renováveis (procurando envolver a própria Univesidade do Algarve nestes projetos).
 
No mesmo documento, o Bloco fala do processo de descentralização, considerando «que contém todos os ingredientes para correr mal», tratando-se antes de «uma municipalização de competências», visto faltar «o patamar da Regionalização». Torna-se imperioso a criação da Região Administrativa do Algarve, frisa o BE registando que, a descentralização de competências para as Comunidades Intermunicipais e o anunciado reforço das CCDR «só servirão para criar maiores obstáculos para qualquer processo de regionalização».
 
O Algarve «sofre graves constrangimentos em termos de mobilidade», afirma o Bloco anotando que, «o governo continua a atrasar a modernização da ferrovia regional, falhando mais uma vez nas promessas para o lançamento dos concursos». Por outro lado, «torna-se necessário e urgente» eliminar as portagens na Via do Infante e proceder à requalificação da EN125 entre Olhão e Vila Real de Santo António resgatando a concessão. 
 
Para o Bloco estes «graves problemas» contribuem para o aumento da sinistralidade rodoviária no Algarve e este ano, pela quarta vez consecutiva, serão mais de 10.000 acidentes de viação na região, «com muitas vítimas mortais e feridos». Logo no início desta legislatura o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda «entregou na Assembleia da República dois Projetos de Resolução para eliminar as portagens na Via do Infante e para resgatar a concessão e requalificar o troço da EN125 entre Olhão e Vila Real de Santo António», lê-se no mesmo documento.
 
Para os bloquistas «impõe-se a criação, sem demora», do passe intermodal regional e a conclusão definitiva da Ecovia do Litoral do Algarve, «fatores importantes para uma melhor mobilidade na região».
 
Anota o mesmo comunicado que, o deputado e os outros dirigentes do partido manifestaram «uma grande preocupação» pela situação «calamitosa» que o SNS continua a viver no Algarve. «É preciso mais investimento» - que deve vir refletido no próximo Orçamento de Estado - para melhorar o nível assistencial nos cuidados de saúde primários e a nível hospitalar, sublinha.
 
É fundamental «dotar os hospitais públicos de mais recursos financeiros e humanos» e avançar para a construção do «novo Hospital Central do Algarve», conclui.
 
PUB
 
MAIS LIDA AGORA
Covid.19:Novos casos são de Lagos e Portimão (contagem por concelho)

Covid.19:Novos casos são de Lagos e Portimão (contagem por concelho)

ver mais
 
 
  
PUB
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Teatro da Figuras de Faro já faz 15 anos

Teatro da Figuras de Faro já faz 15 anos

ver mais
 
Portimão aprova estratégia "robusta e ambiciosa" a 10 anos na defesa da floresta contra incêndios

Portimão aprova estratégia "robusta e ambiciosa" a 10 anos na defesa da floresta contra incêndios

ver mais
 
Portimão:Praticante de paraquedismo ficou preso em cabos elétricos

Portimão:Praticante de paraquedismo ficou preso em cabos elétricos

ver mais
 
 
 
 
Alô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Click Saúde» Desporto» Economia
» Política» Figuras da nossa Terra» Fichas de Leitura» CX de Correio