Política

BE fala em "santa aliança" relativamente às portagens

O Bloco de Esquerda lamentou a atitude do PS, PSD e CDS/PP por terem reprovado no passado dia 6 de maio, na Assembleia da República, o Projeto de Lei que propunha a isenção de portagens em toda a Via do Infante.

PUB
 
O Bloco de Esquerda diz reprovar particularmente a atitude do Partido Socialista, "já que sendo governo, tinha a oportunidade de viabilizar, com o apoio dos partidos à sua esquerda, uma importante e crucial proposta para uma melhor mobilidade e para o relançamento do desenvolvimento económico e social do Algarve". 
 
Os bloquistas lembram que o atual Primeiro ministro, aquando da campanha eleitoral para as eleições legislativas admitiu eliminar as portagens no Algarve, reconhecendo que a EN 125 não representava uma alternativa e que era um "cemitério".
 
O Bloco de Esquerda apelida de "hipocrisia política e demagogia barata" a atitude do PSD, como do CDS que chumbaram as propostas para acabar com as portagens na Via do Infante, como pretendiam, legitimar essas mesmas portagens indefinidamente. 
 
O Bloco diz continuar a exigir o fim das portagens, "tanto mais que as obras de requalificação da EN 125, obrigam à sua anulação quanto antes", prometendo ainda apoiar todas as ações e lutas pelo fim das portagens no Algarve, colocando-se ao lado da Comissão de Utentes, como de outras forças que desenvolvam iniciativas no mesmo sentido com o Grupo parlamentar do BE a voltar a apresentar na Assembleia da República novas propostas visando a abolição das portagens no Algarve.