Política

BE questiona Governo sobre emissão de fumos de unidade fabril junto a Silves

 
O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda diz em comunicado, que tomou conhecimento que existe uma emissão de fumos "desde há muito" proveniente da Unidade Fabril Corticeira Amorim, localizada em Vale Lama, junto à cidade de Silves.

A informação chegou a este grupo parlamentar através de várias reclamações de residentes, os quais já promoveram um abaixo-assinado, "queixando-se da poluição proveniente da fábrica e que degrada o ambiente e a sua qualidade de vida", acrescenta o Bloco.
 
Relativamente a esta situação, o BE faz saber que a Corticeira Amorim refere que em 2012/2013 foi instalada na fábrica uma máquina filtrante, importada da Áustria, para melhorar a qualidade ambiental. Este equipamento, denominado “RTO” terá trabalhado em boas condições nos primeiros anos, mas devido a um grande desgaste terá avariado em 2019, sem que fosse possível obter ajuda junto da empresa austríaca por ter encerrado portas.
 
A Corticeira Amorim esclarece ainda que elaborou um projeto e que o submeteu a várias empresas portuguesas, custando a reparação do referido equipamento cerca de 250 mil euros. Devido à pandemia da Covid-19 – diz a Corticeira – a empresa encontra-se em sérias dificuldades devido à redução de vendas e que pretende garantir todos os postos de trabalho, não tendo condições para proceder à reparação do equipamento avariado no presente momento.
 
Para o Grupo Parlamentar o Bloco de Esquerda importa salvaguardar a qualidade ambiental dos residentes de Silves, "com nefastas consequências na sua saúde e qualidade de vida", defendendo que é necessário proceder, com urgência, à reparação do equipamento “RTO”. Também aponta que é preciso salvaguardar todos os postos de trabalho da Corticeira Amorim, com medidas que tenham em conta este conjunto de situações.
 
Deste modo, os deputados João Vasconcelos, Nelson Peralta e Isabel Pires, do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, enviaram ao governo, através dos ministério do Ambiente e da Economia, as seguintes questões:
 
- Tem o Governo conhecimento da situação acima descrita?
 
- Que medidas vai o Governo tomar para melhorar a qualidade ambiental dos residentes em Vale de Lama e da cidade Silves, a qual se degradou devido à avaria do equipamento “RTO” da Corticeira Amorim?
 
- Vai o Governo atuar no sentido de que todos os postos de trabalho são salvaguardados na empresa acima referida?
 
- Caso se confirmem as dificuldades financeiras da empresa para proceder à reparação do equipamento avariado, que soluções preconiza o Governo considerando a melhoria da qualidade ambiental na zona e a manutenção dos postos de trabalho?