Política

BE recomenda ao Governo medidas de apoio à cultura do medronheiro

Os parlamentares do Bloco recomendam que o Governo reclame junto da União Europeia autorização para a aplicação da taxa reduzida do imposto especial sobre o consumo de aguardente e licores produzidos a partir de medronho.

PUB
 
Os deputados do Bloco de Esquerda apresentaram um Projeto de Resolução que insta a Assembleia da República a recomendar ao Governo para que aprove, com mecanismos financeiros e meios técnicos, o desenvolvimento da plantação e exploração do medronheiro e utilize mecanismos financeiros com o objetivo de apoiar e desenvolver a produção e licores derivados do medronho.
 
Para o Bloco de Esquerda, o combater ao despovoamento do interior pode ser feito, de forma eficaz, com a valorização da agricultura familiar e a promoção da atividade comercial com os produtos da terra, designadamente os produtos típicos de cada região. 
 
No caso do Algarve, a aguardente de medronho, conhecida como um ex-libris dos destilados algarvios, é um desses produtos com o reconhecimento da sua importância patrimonial, económica e social.
 
Porém, a tributação aplicada a esta bebida, através do Código dos Impostos Especiais de Consumo, revela-se "altamente prejudicial ao desenvolvimento e crescimento" dos produtos derivados da produção de medronho, refere nota do Bloco.
 
Os deputados referem como exemplo o caso dos runs e licores da Madeira e Açores, que gozam de uma taxação reduzida, para o estímulo ao seu desenvolvimento, "medida indispensável para a sobrevivência dos setores de atividade local ligados à produção e comercialização destas bebidas".