Sociedade

Beatriz Resendes em Boliqueime e Faro no âmbito do Festival de Órgão do Algarve

 
Dias 13 e 14 de novembro, a jovem organista Beatriz Resendes apresenta-se respetivamente na Igreja Paroquial de Boliqueime e na Igreja do Carmo em Faro. Os concertos são integrados na 13.ª edição do Festival de Órgão do Algarve, organizado pela Associação Música XXI.

Nota da associação, refere que Beatriz Resendes iniciou os estudos musicais no Instituto Gregoriano de Lisboa com o professor António Esteireiro. Em 2017, terminou a licenciatura em órgão na Escola Superior de Música de Lisboa na classe do professor João Vaz. Durante o seu percurso académico musical teve a oportunidade de participar em diversas masterclasses com professores como François Espinasse, Jean Ferrard, Hans-Ola Ericsson, Jan Willem Jansen, Roberto Antonello e José González Uriol.
 
Destaca-se também a participação no Festival de Órgão de Haarlem em 2012 como Young Talent onde tocou nas masterclasses de Margaret Phillips e Oliver Latry. Como solista apresentou-se em recitais na Sé de Lisboa, na Igreja de Nossa Senhora do Cabo e nos ciclos de concertos do Mosteiro dos Jerónimos (2012 e 2013). Em 2013 ganhou o 1º prémio do concurso de órgão do Conservatório de Música de Ourém e Fátima.
 
Música francesa, italiana, ibérica, alemã, holandesa, inglesa e, naturalmente, portuguesa, irá soar destes órgãos históricos do final do século XVIII.
 
Os concertos realizam-se às 21h00, são de entrada livre (gratuita) e não carecem de reserva prévia. Devido ao plano de contingência aprovado pela autoridade de saúde os lugares são limitados nas respetivas igrejas (50 lugares sentados).
 
Os concertos têm também transmissão online em direto, via https://www.facebook.com/acMusicaXXI
 
O Festival de Órgão do Algarve 2020 conta com os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve e dos Municípios de Faro, Loulé, Portimão e Tavira, com o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve. Conta ainda com a parceria da Diocese do Algarve, do Cabido da Sé de Faro, da Ordem do Carmo de Faro e das Paróquias de Portimão, Boliqueime e Tavira.