O Salão Nobre dos Paços do Município foi hoje, "berço" da atribuição do primeiro conjunto de Vales "+ Natalidade" por parte da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, a 9 bebés nascidos em 2016.
Uma medida de incentivo à natalidade e simultaneamente de apoio ao comércio local que dá continuidade ao plano Vale + Família.
A pensar nas famílias e nas crianças são-brasenses, a autarquia criou em 2015 o Plano de Apoio à Família Vale+, tendo lançado desde logo, no ano letivo de 2015/2016 a primeira medida do plano: o Vale + Educação, dirigido primeiramente aos alunos do 1. Ciclo e já ampliado até ao 2. Ciclo para o ano letivo 2016/2017.
Dando continuidade a este plano de apoio à família, a Câmara Municipal lançou em 2016 mais uma medida de apoio com o Vale + Natalidade, que consiste na atribuição de um incentivo financeiro, no valor de 100 euros, a todas as crianças registadas no município em 2016, por nascimento ou por adoção.
A família pode utilizar (em separado ou em conjunto) 4 vales de 25 euros na aquisição de artigos necessários para a criança num conjunto muito diversificado de estabelecimentos do comércio local, entre farmácias, lojas de artigos de criança, retrosarias, sapatarias e até lojas de móveis, procurando ir ao encontro das necessidades das famílias no momento da chegada de um novo membro.
Juntamente com os vales as famílias receberam também por parte do município e da comissão de proteção de crianças e jovens um "kit cidadão" que reúne informações úteis para o melhor acolhimento do novo Cidadao na comunidade.
Esta iniciativa da Câmara Municipal conta com a colaboração da Unidade de Cuidados na Comunidade “Al-Portellus” do Centro de Saúde e do comércio local.
Vítor Guerreiro sublinhou que “esta é mais uma importante conquista para a qualidade de vida que defendemos para os são-brasenses e para São Brás de Alportel. As crianças de hoje serão o futuro de amanhã e o seu bem-estar é fundamental para que cresçam em harmonia e sejam um dia mais tarde adultos conscientes, respeitadores do próximo e zelosos pelo bem comum. É rumo a esta sociedade mais justa e igualitária que caminhamos, certos de que estamos a dar mais e melhores condições de futuro às nossas crianças e jovens!”