Comportamentos

Benefícios físicos e mentais da respiração consciente

 
No seu livro A Arte da Respiração, Danny Penman, especialista britânico, líder em mindfulness afirma que, o mais importante de tudo é saber praticar este simples ato que acarreta inúmeros benefícios para a saúde física e mental.

 
De um modo geral, a respiração é o processo fisiológico de oxigenação do organismo, essencial para o funcionamento de cada uma das células que compõe o corpo humano. Por ser um ato involuntário realizado milhares de vezes ao dia, é comum que a respiração seja reduzida ao movimento de entrada e saída de ar e se torne uma função automática. Mas, na posição deste especialista, é importante recordar que a respiração vai muito além do inspirar e expirar – “funciona como uma orquestra que envolve cérebro, pulmões, coração, sangue e músculos em perfeita harmonia”.
 
Pode afirmar-se que, a respiração constitui um “verdadeiro medicamento natural” que consiste na capacidade de retomar a consciência e a coordenação. Ao mesmo tempo, constitui um poderoso recurso na prevenção e tratamento de diversos problemas de saúde, entre outros, os psicológicos.
 
Na posição dos especialistas nesta área fundamental, existe um conjunto de  benefícios acessíveis a qualquer pessoa e de fácil aplicação, razão pela qual, não há motivos para não respirar corretamente.
 
Refira-se que,  a inspiração deve ser feita pelas narinas e a expiração pela boca, sempre em movimentos longos para encher e esvaziar os pulmões completamente. A região do abdómen (na altura do diafragma) deve inflar durante a inspiração, evitando que o ar se concentre na região superior do peito. A entrada e saída do ar deve acontecer sem que os ombros sejam tensionados ou movimentados para cima e para baixo.
 
Perante estas breves dicas, é tempo de abandonar a respiração curta e ofegante característica dos dias de stress e aprender a concentrar-se em oxigenar o corpo de forma adequada . Os entendidos na matéria afirmam que os benefícios são instantâneos como poderá comprovar seguidamente:
 
A respiração consciente e ativa impacta no funcionamento do corpo inteiro de maneira positiva. Um dos primeiros benefícios percebidos é a melhoria da capacidade pulmonar. Quando a respiração é superficial, os músculos do pulmão atrofiam mesmo sem a presença de alguma doença. Quando a respiração é completa, os pulmões ficam mais elásticos e suportam um volume de ar cada vez maior. Pulmões mais fortes e resistentes são especialmente benéficos para pacientes com asma, bronquite ou alergias respiratórias.
 
Na mesma sequência, a saúde cardiovascular também beneficia da boa respiração. A má oxigenação do sangue intensifica a atividade cardíaca, exigindo um maior bombeamento de sangue para garantir que as células recebam quantidades suficientes de oxigénio. Sendo assim, respirar profundamente combate a sobrecarga do coração, relaxa os músculos cardíacos e reduz a pressão arterial (graças ao menor volume de sangue nos vasos), além de favorecer o metabolismo celular.
 
Os especialistas reforçam que, quem não respira bem, não dorme bem. O fornecimento insuficiente de oxigénio para o corpo mantém o cérebro em estado de alerta, impedindo que entre no sono profundo e reparador. Respirar corretamente ao longo do dia permite um sono mais revigorante e reduz a incidência de insónias, uma vez que o corpo já se encontra mais relaxado à hora de dormir.
 
Os entendidos referem ainda que, respirar bem acarreta também benefícios no trânsito intestinal, na medida em que, a movimentação do diafragma durante a respiração profunda estimula os movimentos peristálticos do intestino, melhora a digestão e reduz a ocorrência de constipação.
 
Por fim, a boa oxigenação do corpo melhora a postura, reduz as tensões musculares, combate os radicais livres, o envelhecimento precoce e ajuda a emagrecer, por favorecer o pleno funcionamento do metabolismo.
 
No que se refere aos benefícios mentais, é de anotar que, a respiração lenta, profunda e consciente é um dos melhores remédios para amenizar sensações de stress e ansiedade, graças à sua poderosa capacidade de relaxamento. Respirar de forma rápida e superficial deixa o sistema nervoso instintivamente em estado de alerta, preparado para enfrentar situações tensas ou stressantes. Além disso, a oxigenação reduzida do cérebro deixa o raciocínio confuso e sem foco, favorecendo reações impulsivas e mal deliberadas. Ao respirar com calma e consciência, o corpo entende que não há perigo iminente e retoma o seu estado físico e emocional, conduzindo o indivíduo a uma maior sensação de equilíbrio.
 
Fátima Fernandes