Desporto

Benfica vence Imortal e conquista Supertaça de basquetebol

Foto - FPB
Foto - FPB  
O Benfica conquistou este sábado a Supertaça Mário Saldanha em basquetebol pela 15.ª vez, ao vencer o Imortal, por 93-75, em jogo realizado no Pavilhão Multiusos de Odivelas.

Benfica e Imortal jogaram o primeiro troféu da temporada de basquetebol, a Supertaça, agora designada de Supertaça Mário Saldanha, em homenagem ao antigo presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, no Multiusos de Odivelas.
 
Do lado 'encarnado', os melhores marcadores foram Toney Douglas (‘MVP’ da partida com 19 pontos, três ressaltos e cinco assistências), Trey Drechsel (17 pontos) e Terrel Carter (16). Na formação do Imortal, destacaram-se Jackson Stormo (19 pontos) e Cameron Copeland (17).
 
O bicampeão nacional e vencedor da Taça de Portugal, liderado por Norberto Alves, mexeu pouco na estrutura campeã, apenas com duas entradas, do poste internacional português Daniel Relvão e do extremo norte-americano Trey Drechsel.
 
Quanto ao Imortal, liderado por Bernardo Pires, ex-treinador da equipa de sub-23 algarvia, fez uma pequena 'revolução' no plantel, reforçando-se com bases norte-americanos Cameron Copeland e Phil Taylor e o português André Silva , o extremo Pedro Santos, o base extremo norte-americano Ryan Weber, o poste Rafael Solposto eo extremo poste Jackson Stormo.
 
As 'águias' cedo mostraram grande capacidade individual e coletiva na partida frente ao Imortal, e dois triplos seguidos do extremo Trey Drechsel deram vantagem de oito pontos (14-6) a meio do primeiro período.
 
No entanto, a jovem equipa de Albufeira ripostou e encurtou a diferença para 16-14, mostrando grande consistência nos ressaltos defensivos e acutilância no contra-ataque.
 
Mesmo assim o Benfica recuperou o 'embalo' e terminou o primeiro parcial a vencer por 21-15.
 
A formação encarnada voltaria a entrar com grande determinação no segundo período e manteve distâncias, com o poste Terrel Carter em plano de evidência no ataque. A seis minutos do intervalo, alguns erros individuais do Benfica ainda precipitaram a recuperação do Imortal para 31-28.
 
Porém, os campeões nacionais mostravam mais argumentos e 'dispararam' para uma diferença de 14 pontos ao intervalo (52-36), após um triplo de Toney Douglas em cima da buzina.
 
No terceiro período, a formação algarvia entrou disposta a mudar o rumo dos acontecimentos e fez cinco pontos de seguida (52-41), mas as 'armas' do Benfica voltaram à 'carga', principalmente através dos lançamentos exteriores de Toney Douglas, com o norte-americano a catapultar a equipa 'encarnada' para a maior diferença da partida (62-46).
 
No derradeiro parcial, o Imortal ainda voltou a aproximar-se e reduziu a diferença para apenas quatro pontos (73-69), muito por culpa da inconstância benfiquista a nível ofensivo. Mesmo assim, o Benfica voltou a 'puxar dos galões' para vencer de forma clara a Supertaça de basquetebol.
 
O Benfica irá agora disputar a primeira ronda de qualificação da Liga dos Campeões de basquetebol, frente ao Tbilisi, a 25 de setembro, na Turquia, e por esse motivo adiou a estreia na Liga portuguesa frente à Oliveirense.
 
Já o Imortal viaja até Angra do Heroísmo, nos Açores, para defrontar o Lusitânia na primeira jornada do campeonato nacional.
 
Lusa