Sociedade

Biblioteca de Lagoa recebe escritor e bibliófilo Alberto Manguel na rúbrica "Celebrando a Liberdade"

Foto - Livraria Lello
Foto - Livraria Lello  
A Biblioteca Municipal de Lagoa dá início, no próximo dia 19 de fevereiro, pelas 18h00, à rúbrica "Celebrando a Liberdade", no âmbito dos 50 anos da Revolução do 25 de Abril.

PUB
Trata-se de um ciclo de palestras literárias que se vai realizar ao longo de 2024. A primeira sessão, com o nome "Ler em Liberdade", conta com o escritor e bibliófilo Alberto Manguel. A palestra literária será apresentada por Maria Luísa Francisco. O acesso é livre, apenas limitado à lotação existente. 
 
Em nota da Câmara de Lagoa, lê-se que Alberto Manguel é um escritor argentino, nascido em Buenos Aires em 1948, com cidadania canadiana. Publicou ficção e não-ficção, incluindo Guia de Um Perplexo em Portugal, Curiosità, Com Borges, Uma História da leitura, A biblioteca de noite e, juntamente com Gianni Guadalupi, O Diccionario dos lugares imaginários.
 
Recebeu o prémio Guggenheim, comandante da Ordem das Artes & Cartas, França, o prémio Formentor, o prémio Alfonso Reyes, o prémio Gutenberg, o prémio Nonino, e o prémio oficial da Ordem do Canadá.
 
É doutor honoris causa das universidades de Ottawa e York no Canadá, Liège na Bélgica, Poitiers em França e Anglia Ruskin em Cambridge, Reino Unido. Até agosto de 2018 foi o diretor da Biblioteca Nacional da Argentina.
 
Atualmente é o diretor do Espaço Atlântida, o Centro de Estudos da História da Leitura em Lisboa.