A Biblioteca Municipal Júlio Dantas em Lagos, assinala 28 anos de vida com eventos para todos os gostos.
“Palavras Mágicas” é o título da atividade que decorre entre 1 e 10 de novembro e oferece uma programação multicultural diversificada para miúdos e graúdos que passará pela Biblioteca, escolas, bares e lares de idosos.
Iniciadas em 2002 para assinalar o aniversário da Biblioteca Municipal de Lagos, as “Palavras Mágicas” continuam a oferecer aos lacobrigenses e visitantes vários eventos que celebram a literatura, a arte de contar histórias, o humor e a magia da infância. O fim-de-semana prolongado de 1 a 3 de novembro contará com a presença de Adriano Reis e Ana Sofia Paiva no espetáculo de narração oral “Bulibaça” (dia 1, 21h30), desenvolvido à volta do património cultural de Cabo Verde.
Os mais pequenos terão duas sessões do “Cantar Histórias – A que sabe a Lua”, pelo Teatro do Biombo (dia 2, 10h30 e 15h00), e dois espetáculos pelo Teatro de Marionetas Mandrágora, “Para que servem as mãos” e “Olhapins e Olharapos” (dia 3, 10h30 e 14h30).
No dia 4 (22h00), as “Palavras Mágicas” saem da Biblioteca para uma sessão na Tasca Almadraque com o italiano Matia Losego intitulada “Boémia de Contos para Adultos – Histórias de Sobrevivência na Província Italiana”. No mesmo local será inaugurado mais um espaço integrado no projeto Leiturália, iniciado em 2015 na Cafetaria dos Paços do Concelho Séc. XXI, e que visa a criação de espaços informais de leitura pública em estabelecimentos públicos e privados do Concelho de Lagos.
As celebrações prosseguem com a dupla Nuno Moura e Paulo Condessa com o inovador espetáculo de Stand Up Poetry “O Copo – Poesia de Entretenimento Científico” (dia 5, 21h30) na Biblioteca.
No dia 6 as “Palavras Mágicas” voltam a sair, desta vez para Barão de São João, no Atabai Bar. O argentino Rodolfo Castro será o protagonista da nova Boémia de Contos para adultos “Latinoamérica Real e Mágica” (dia 6, 22h00), recordando histórias populares de autores sul-americanos que vão desde Buenos Aires à Cidade do México.
As Trovadoras Itinerantes, provenientes do Brasil, terão o dia 8 por sua conta. Levando consigo contos tradicionais e literatura de cordel para seniores, as Trovadoras irão visitar o Lar Rainha D. Leonor (10h30) e o Lar José Filipe Fialho SCML (16h00), terminando o dia com a sessão “Orixás: Afrocontos Ancestrais” na Biblioteca Municipal (21h30).
Jorge Serafim, presença assídua em Lagos, ficará responsável pelo encerramento das “Palavras Mágicas” com um serão de contos que terá como convidada Cristina Taquelim e o seu dom para contar histórias.
As “Palavras Mágicas” terão também uma vasta programação com espetáculos destinados aos alunos das escolas do Concelho de Lagos que vão desde o pré-escolar ao ensino secundário com o objetivo de envolver a comunidade escolar na magia da leitura. As sessões e espetáculos nas escolas terão a presença de artistas como Dulce Moreira, Mariana Santos, Diogo Duro, António Bexiga, Sendi Baptista, Matia Losego, Paulo Condessa, Rodolfo Castro, Birra Produções e a conceituada atriz Maria do Céu Guerra.