Sociedade

Biblioteca de Silves recebe debate sobre o papel da mulher algarvia no Estado Novo

 
Sob o mote “A resistência no feminino: vozes e silêncios das companheiras algarvias”, a segunda sessão do ciclo de conferências “A palavra é uma arma”, acontece no próximo dia 1 de março, pelas 21h00, na Biblioteca Municipal de Silves. A palestra, proferida pela investigadora Maria João Raminhos Duarte, é promovida pelo Município de Silves no âmbito do 50.º aniversário do 25 de Abril.

Segundo explica a Câmara de Silves, esta conferência é o resultado de uma investigação em História Contemporânea do Algarve e pretende dar a conhecer e esclarecer o papel desempenhado pelas mulheres algarvias na oposição ao regime ditatorial, revelando as suas práticas de luta e de resistência até ao 25 de Abril de 1974.
 
"Este serão será, ainda, uma oportunidade para Maria João Raminhos Duarte explicar como a historiografia contemporânea tardou em reconhecer o contributo feminino, e que Gina de Freitas, Rose de Melo, Helena Neves e Vanda Gorjão não deixaram cair no olvido", lê-se na nota da autarquia.  
 
A terceira e última sessão deste ciclo terá como tema “A longa noite: presos políticos silvenses” no dia 15 de maio, na Casa Museu João de Deus.
 
A entrada é livre.