A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, através da Biblioteca Municipal Vicente Campinas, organiza, a fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura (CNL) da Comunidade Intermunicipal do Algarve.
Informa a autarquia que, a iniciativa decorre em formato online, estando as provas escritas agendadas para esta quinta-feira, 21 de abril, às 12h00, e as provas orais marcadas para o dia 26, às 14h00.
A Fase Intermunicipal do CNL destina-se a apurar dois alunos, por cada nível de ensino, para participarem na fase final do concurso.
A participação na fase intermunicipal do CNL está aberta a todos os alunos, de todos os níveis de ensino, apurados pelas Bibliotecas Municipais pertencentes à Comunidade Intermunicipal do Algarve e inscritos no sistema de informação do Plano Nacional de Leitura.
A fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura da Comunidade Intermunicipal do Algarve é constituída por duas etapas e os procedimentos serão os mesmos para todas as categorias.
A prova escrita será realizada, em simultâneo, pelas quatro categorias através da plataforma Google Forms e tem carácter eliminatório. Em caso de empate, será tido em consideração o tempo de realização da prova. Caso o empate se mantenha, será avaliada a pergunta de desenvolvimento.
Serão apurados, para a fase seguinte, cinco concorrentes de cada nível de ensino, que obtiverem melhor classificação, sendo os mesmos denominados «alunos finalistas».
As «provas de palco» serão realizadas através da plataforma Zoom e terão início às 14h30. A prova será transmitida em direto através da página Facebook do Município de Vila Real de Santo António, disponível em https://www.facebook.com/cmvrsa/
A prova «em palco» será constituída por uma prova de leitura expressiva (cada concorrente fará a leitura em voz alta de um dos textos, escolhido de entre os propostos para o seu nível de ensino) e uma prova oral de argumentação (resposta a uma questão aberta, colocada pelo júri sobre uma leitura selecionada pelo próprio concorrente, com a duração máxima de 2 minutos).
Serão apurados para a fase final do Concurso Nacional de Leitura os dois concorrentes de cada nível de ensino mais pontuados na prova de «palco».