Sociedade

Biblioteca Municipal de Castro Marim apresentou tertúlia sobre os desafios da maternidade

Os desafios da maternidade foram ontem discutidos numa tertúlia que teve lugar na Biblioteca Municipal de Castro Marim, iniciativa que assinalou o Dia da Mãe.

PUB
“Aqui entre Mães, que ninguém nos ouve”, foi o mote para a conversa conduzida pela vice-presidente do Município de Castro Marim, Filomena Sintra, pela médica e coach Isa Frazoa e pela enfermeira Patrícia Jerónimo. A abertura contou com a participação de Fátima Valentim, autora dos livros infantis “Pomba Lina” e “À Procura da Liberdade”, que declamou um poema escrito por si, enquanto mãe e, agora, colaboradora do município, acompanhada à guitarra pelo músico Nelson Ramiro.
 
Em nota de imprensa, o município esclarece que os desafios da maternidade ao longo dos tempos, bem como a saúde mental, a valorização e cuidado pessoal, foram algumas das temáticas abordadas, com ênfase sobre o posicionamento feminino enquanto trabalhadora e enquanto mãe. Segundo a mesma entidade, a mudança de paradigma do modelo familiar e da parentalidade também foram amplamente debatidos, "numa plateia que reunia mães de várias gerações e mães há várias gerações, a maior parte já avós".
 
Tratou-se de uma iniciativa do projeto CLDS 4G «Castro Marim (COM)Vida», promovido pelo Município de Castro Marim e coordenado pela associação Odiana, cofinanciado pelo CRESC Algarve 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.