A Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa vai promover, em parceria com o Departamento de Artes e Humanidades da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, o Ciclo de Conferências "A representação do monstruoso na literatura e outras artes", que decorrerá entre 20 de outubro e 2 de fevereiro de 2018.
Este ciclo, coordenado pelo Professor João Carlos Carvalho, tem por objetivo a divulgação da temática teratológica, quer no plano literário quer no de outras artes, suscitando a reflexão analítico-interpretativa em torno de diferentes formas de configuração da monstruosidade em diversos momentos históricos, e dirige-se a todos os interessados na especificidade da temática abordada, avança comunicado da Autarquia farense.
Do programa destaque para o dia 20 de outubro, onde terá lugar a palestra "Estranhas e admiráveis singularidades da natureza – exemplos de configurações monstruosas (séculos XVI-XVIII)", por João Carlos Carvalho.
No dia 27, será a vez de Jorge Carrega proferir a conferência "Algumas representações do Monstro no cinema de Hollywood do século XX".
Em novembro, no dia 3, será a vez de Adriana Freire Nogueira dissertar sobre "Monstros marinhos da mitologia e na arte"; no dia 10, Ana Alexandra Carvalho falará sobre "A sedução do vampiro"; no dia 17, "Demasiado humano – a familiaridade e o monstro", será o tema a apresentar por Ana Soares e, no dia 24, João Marques falará sobre "Eu e o monstro – olhares modernistas sobre um velho tema".
As conferências terão lugar no Auditório da Biblioteca Municipal, sempre pelas 18h00, com entrada livre.
O restante programa de janeiro e fevereiro de 2018, será anunciado oportunamente.