Sociedade

Biblioteca Municipal de Lagoa apresenta "Pássaros de Ferro" da autoria de Maria Helena Carmo

Uma publicação da Arandis editora que se será apresentada ao público no próximo dia 12 de Dezembro pelas 18 horas.

PUB
 
«Pássaros de Ferro» é o mais recente livro de Maria Helena Carmo que será apresentado na Biblioteca Municipal de Lagoa e retrata vivências de Macau nos anos 30 e 40 do séc. XX, em três fases distintas. A uma época de progresso no espaço físico e cultural, seguiu-se a Guerra Sino-Japonesa e a Europa entrou na II Grande Guerra.
 
Portugal demarcou-se de forma neutral. Na Guerra do Pacífico, Gabriel Maurício Teixeira impôs medidas eficazes, mantendo a ordem e a neutralidade com a ajuda de homens de valor, face aos japoneses. Macau acolheu milhares de refugiados.
 
Os malfeitores e espiões fizeram da cidade palco de crimes pelo embargo alimentar, sob o flagelo da fome.
 
No fim da guerra, Samuel Vieira assegurou a continuidade da colónia no Extremo Oriente.
 
Esta é a 9.ª obra publicada de Maria Helena Carmo.
 
Maria Helena do Carmo, nasceu no Funchal a 12 de Outubro de 1941, foi locutora na Emissora Oficial de Goa, em Angola na Rádio Eclésia, Rádio Clube do Lobito, Rádio Voz de Luanda, e Coordenadora de Programas na Regência de Estúdios da Emissora Oficial de Angola.
 
Foi professora de História e português em África, Lisboa e Macau, onde também lecionou DPS. Atualmente aposentada, ensina História na Academia Cultural Sénior de Lagoa, no Algarve, onde reside.
 
Fez o Bacharelato em História pela Universidade de Luanda, a licenciatura na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa e o mestrado em Língua e Cultura Portuguesa – Variante História, na Universidade de Macau, que publicou, em 1999, a sua Dissertação "Os Interesses dos Portugueses em Macau na Primeira Metade do Século XVIII".
 
Dos trabalhos publicados destacam-se: Entradas de Yongzheng, Qianlong e Francisco Vieira de Figueiredo para o "Dicionário da História de Macau"; "O Anfião" in "Portugal- China: 500 anos", para o Catálogo da BNP; dois contos, "Menina Mulher" e "Estranha Embarcação" na Revista Oriente/Ocidente; a comunicação "O Romance Histórico nas Relações Luso-Chinesas" no I Congresso "Diálogos Interculturais Portugal – China", na Universidade de Aveiro.