Uma publicação da Arandis editora que se será apresentada ao público no próximo dia 12 de Dezembro pelas 18 horas.
«Pássaros de Ferro» é o mais recente livro de Maria Helena Carmo que será apresentado na Biblioteca Municipal de Lagoa e retrata vivências de Macau nos anos 30 e 40 do séc. XX, em três fases distintas. A uma época de progresso no espaço físico e cultural, seguiu-se a Guerra Sino-Japonesa e a Europa entrou na II Grande Guerra.
Portugal demarcou-se de forma neutral. Na Guerra do Pacífico, Gabriel Maurício Teixeira impôs medidas eficazes, mantendo a ordem e a neutralidade com a ajuda de homens de valor, face aos japoneses. Macau acolheu milhares de refugiados.
Os malfeitores e espiões fizeram da cidade palco de crimes pelo embargo alimentar, sob o flagelo da fome.
No fim da guerra, Samuel Vieira assegurou a continuidade da colónia no Extremo Oriente.
Esta é a 9.ª obra publicada de Maria Helena Carmo.
Maria Helena do Carmo, nasceu no Funchal a 12 de Outubro de 1941, foi locutora na Emissora Oficial de Goa, em Angola na Rádio Eclésia, Rádio Clube do Lobito, Rádio Voz de Luanda, e Coordenadora de Programas na Regência de Estúdios da Emissora Oficial de Angola.
Foi professora de História e português em África, Lisboa e Macau, onde também lecionou DPS. Atualmente aposentada, ensina História na Academia Cultural Sénior de Lagoa, no Algarve, onde reside.
Fez o Bacharelato em História pela Universidade de Luanda, a licenciatura na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa e o mestrado em Língua e Cultura Portuguesa – Variante História, na Universidade de Macau, que publicou, em 1999, a sua Dissertação "Os Interesses dos Portugueses em Macau na Primeira Metade do Século XVIII".
Dos trabalhos publicados destacam-se: Entradas de Yongzheng, Qianlong e Francisco Vieira de Figueiredo para o "Dicionário da História de Macau"; "O Anfião" in "Portugal- China: 500 anos", para o Catálogo da BNP; dois contos, "Menina Mulher" e "Estranha Embarcação" na Revista Oriente/Ocidente; a comunicação "O Romance Histórico nas Relações Luso-Chinesas" no I Congresso "Diálogos Interculturais Portugal – China", na Universidade de Aveiro.