No próximo dia 4 de agosto, pelas 18h00, a sessão de “Livros Abertos”, na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé, conta com a apresentação de “As Aventuras de um Luso-Francês”, de Manuel Baião.
Manuel António Vida Baião, mais conhecido por Luso-francês, é natural da vila alentejana de Portel, mas foi para França com nove meses. Em nota divulgada, a Câmara de Loulé fala de um homem bilingue (Português/Francês), "apaixonado pela natureza, onde junto ao mar encontra um refúgio e inspiração. Mantém um forte laço com a memória da sua mãe, que permanece viva para sempre no seu coração. É escritor, compositor e cantor".
A mesma fonte descreve que este livro retrata a história de Emanuel, "um luso-francês, conquistador, audacioso, inteligente. Um sedutor! Sempre que ele conhecia uma mulher, era como abrir o mesmo livro numa página nova. Numa mulher interessante, a beleza era algo secundário, irrelevante e mesmo indesejável. Achava a beleza física fascinante, porém interessava-lhe somente durante algum tempo e morria, em seguida, num insuportável tédio visual. Ele dava um enorme valor às mulheres interessantes, e a Dama da Noite foi a que lhe despertou maior interesse. Com um grupo de amigos alentejanos, o humor caraterístico desta zona é fascinante, assim como a descrição das paisagens".