O seminário irá privilegiar o tratamento literário, jornalístico e cinematográfico do conflito no contexto ibérico, implicando tópicos culturais e políticos como a propaganda, a censura e a construção da memória histórica.
Por ocasião dos 80 anos da Guerra Civil de Espanha, a Universidade do Algarve criou um seminário destinado aos estudantes de Língua e Cultura Espanhola e ao público em geral, que a Autarquia de Olhão, o Sindicato de Professores da Zona Sul e a Associação de Professores de História trazem agora à Biblioteca Municipal José Mariano Gago, no sábado, dia 22 de abril, das 10h00 às 17h00, subordinado ao tema "A Guerra aqui ao lado".
São oradores Olivia Novoa Fernández, António Lopes, Carina Infante do Carmo e Fernanda Candeias.
O seminário é de entrada livre, embora seja solicitada ao público interessado em participar uma inscrição, disponível online até 20 de abril, em www.spzs.pt.
A guerra civil teve início após um pronunciamento militar, entre 17 e 18 de julho de 1936, e terminou em 1 de abril de 1939, com a vitória dos militares e a instauração de um regime de caráter fascista, liderado pelo general Francisco Franco.
Algarve Primeiro/CMO