Sociedade

Biblioteca Municipal de S. Brás de Alportel apresentou obra de Luis Barriga que retrata a vida de um jovem antes do 25 de abril

A Biblioteca Municipal Dr. Estanco Louro, de São Brás de Alportel acolheu esta segunda-feira, 4 de abril, pelas 15h30, a apresentação da obra “ Sombra e Sol. Vai a rua em duas cores”, de autoria do escritor algarvio Luis Barriga.

PUB
 
Iniciada na década de 80 e acompanhada na altura por nomes como Emiliano da Costa ou Amílcar Quaresma de Almeida, esta obra retrata as quatro décadas anteriores à Revolução de Abril tendo como fio condutor a história de um jovem natural de uma pequena aldeia nos arredores de Estoi, concelho de Faro.
 
Segundo o autor, esta obra teve como ponto de partida diversos objetivos “Parti para esta tarefa com alguns objetivos, que espero ter atingido. Retratar o ambiente psicossocial, de forma fidedigna, da época em causa. Relembrar a história, porque um povo sem memória não existe. Difundir as tradições culturais, que por motivos diversos se vão perdendo no tempo. Divulgar o património arquitetónico de Estoi e da região envolvente.”
 
Embora de ficção, este trabalho integra diversas personagens secundárias que prestam homenagem a figuras reais da altura e que visam mostrar a realidade da época encarnada pela personagem principal. 
 
A história centra-se num jovem órfão que vê na escola um futuro e não nos trabalhos rurais e na submissão como lhe era incutido pelo tio. Um amor proibido e a revolta por algo melhor leva-o a trabalhar na cidade e a ser aprendiz de jornalista.“Essa condição leva-o a enveredar por alguma oposição ao regime, irracionalmente convicto de que estava imune à repressão. Depois de adquirir alguma tranquilidade financeira, a vida decorria tranquila quando é acusado pela PIDE. Obrigado a fugir, é capturado e preso em Caxias, onde permanece enquanto relembra esta história, até ao dia 25 de Abril. Após a libertação, dos presos políticos, dá-se o reencontro com a sua amada.”
 
Uma viagem ao passado na companhia de uma personagem convicta e lutadora que ajuda a retratar todas as condicionantes de uma época muito importante da história do nosso país.