“Eu quero saber sobre… o Universo” é a ação que terá lugar a 2 de novembro, pelas 15h30.
Esta atividade, destinada a crianças dos 6 aos 13 anos e famílias, permitirá que os participantes consigam aprender de forma divertida e interativa muitas curiosidades sobre o Universo e os astros que compõem o Sistema Solar.
Dinamizada pelo Centro de Ciência Viva de Lagos e organizada pela autarquia silvense, esta ação requer inscrição prévia para que se possa participar.
No dia 13 de novembro, pelas 10h30 e 14h30, a sala Urbano Tavares Rodrigues da Biblioteca acolhe os alunos do 1.º ciclo que irão assistir à “Fada da Oriana: teatro de marionetas”, de Sophia de Mello Breyner Andresen. Uma das mais célebres obras da literatura infantil portuguesa, escrita em 1958, adaptada ao teatro de marionetas numa versão didática e mágica dedicada à infância que nos leva até ao misterioso universo das fadas no imaginário da escritora, no ano em que se comemora o centenário do seu nascimento.
Este teatro infantil será dinamizado pelo II ACTO – Produções artísticas e organizado pela autarquia.
A terceira ação, que acontece a 20 de novembro, é mais uma sessão das leituras intemporais, projeto de promoção da leitura junto do público sénior, em lares, que a autarquia tem vindo a dinamizar. Consiste na leitura de textos selecionados pelas técnicas da Biblioteca, que servem de mote para a construção de um diálogo com os idosos, recuperando as suas memórias e histórias, num ambiente informal e afetivo. Desta feita serão seus destinatários os utentes do Centro Cultural e Social João de Deus.
“Vamos falar sobre fotografia”, será o workshop de fotografia, que terá lugar a 23 de novembro, pelas 15h00, na sala Urbano Tavares Rodrigues. Este workshop é dinamizado por José Estiveira, onde explica os modelos de Máquinas Analógicas e Digitais, bem como a sua evolução ao longo do tempo. Esta atividade destina-se a jovens entre os 12 e os 17 anos e suas famílias.
Ainda durante o mês de novembro, estará patente na mesma Biblioteca, uma exposição de fotografia intitulada “Pessoas” de Maria Lúcia Cabrita.