Bióloga do ICNF explica que aparecimento de golfinhos e baleia sem vida, entre Olhão e Tavira, não está relacionado com poluição.
Esta sexta-feira as autoridades registaram a morte de 2 golfinhos e 1 baleia na costa algarvia entre Olhão e Tavira.
Marina Sequeira - bióloga do ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, avançou ao Algarve Primeiro que tratou-se de uma baleia com cerca de 3 metros de cumprimento que foi encontrada a flutuar nas águas da Ria Formosa, perto da Ilha da Armona, no concelho de Olhão, no dia em que foram também encontrados dois golfinhos no areal da Ilha de Tavira.
Marina Sequeira explicou que a causa mais provável para este tipo de situações prende-se com a presença de redes de pesca na água, «fazendo com que os animais morram por afogamento, dando depois à costa».
Na operação de remoção da baleia estiveram envolvidos 7 elementos do ICNF. O animal foi depois transportado por um camião do Município de Olhão para o aterro sanitário.
Emídio Santos/Tiago Lima
Vídeo José Florêncio