O biólogo Jorge Paiva é o próximo convidado do ciclo “Horizontes do Futuro” e tem encontro marcado com o público para esta quinta-feira, 25 de maio, pelas 21h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Loulé, para uma apresentação sobre “As Plantas na Obra Poética de Camões (épica e lírica) ”. A sessão é moderada pelo arquiteto paisagista Fernando Pessoa, informa o município em nota de imprensa.
Nesta palestra serão abordadas algumas das plantas mais invulgares referidas na obra: ’”Os Lusíadas” e praticamente todas as citadas na lírica. “É aí que o poeta menciona mais plantas (cerca de cinco dezenas), na maioria asiáticas e aromáticas. Na lírica refere muito menos espécies de plantas (cerca de três dezenas e meia), maioritariamente, europeias campestres e ornamentais”, evidencia o palestrante.
Jorge Paiva é licenciado em Ciências Biológicas, pela Universidade de Coimbra, e doutorado em Biologia, pelo Departamento de Recursos Naturais e Medio Ambiente da Universidade de Vigo (Espanha).
Aposentado, lecionou como investigador principal no Departamento de Botânica da Universidade de Coimbra, tendo também lecionado, como professor convidado, em diversas universidades do país e Espanha.
Como bolseiro do Instituto Nacional de Investigação Científica, trabalhou durante três anos em Londres nos Jardins de Kew e na Secção de História Natural do Museu Britânico. Pertenceu à Comissão Editorial e Redatorial da Flora Ibérica (Portugal e Espanha) e da Flora de Cabo Verde, assim como de algumas revistas científicas, tendo igualmente arrecadado diversos prémios e distinções ao longo do seu percurso.