Política

Bloco de Esquerda exige melhores condições para migrantes que estão em Tavira

 
O deputado João Vasconcelos e outros elementos do Bloco de Esquerda deslocaram-se esta segunda-feira, ao Quartel do Exército, em Tavira, onde visitaram os migrantes marroquinos que ali se encontram detidos.

Para o Bloco, "é lamentável e desumano que seres humanos que deixam os seus países e famílias e vêm à procura de uma melhor vida, arriscando a própria vida na deslocação, sejam atirados para a prisão a chegarem ao nosso país, como acontece em Tavira e noutros locais". 
 
O partido critica ainda a falta de meios físicos de instalação, "porque essas pessoas, como quaisquer outras, devem ter direito a recorrer a advogados, a apresentar pedidos de Asilo Internacional ou serem notificados para o abandono voluntário do território nacional".
 
"Sabe-se que o número de migrantes e refugiados reinstalados no país é muito inferior às necessidades, o que revela diversas lacunas na implementação de efetivas medidas capazes de concretizar os acordos estabelecidos", aponta o partido.
 
O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda irá assim interceder junto do Governo e da Assembleia da República para que, seja solucionada de forma "positiva" a situação dos migrantes detidos no quartel de Tavira e noutros locais do país.