Política

Bloco de Esquerda pede audição "urgente" a Secretária de Estado sobre projeto imobiliário em Portimão

 
O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda requereu audição com caráter de urgência à Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza para esclarecimento sobre o projeto imobiliário previsto para o espaço natural conhecido como João de Arens, no Concelho de Portimão.

 
Conforme dizem os deputados bloquistas em comunicado, a audição surge na sequência da "contestada" construção de um projeto imobiliário que contempla tês unidades hoteleiras com 822 camas, localizado entre as praias do Vau e da Prainha no espaço natural conhecido como João de Arens. O projeto designa-se como "Loteamento da UP3 de Hotelaria Tradicional de Portimão" e encontrou-se em consulta pública até 15 de março.
 
Para o Bloco, o projeto que está a gerar "descontentamento e revolta de cidadãos, ameaça destruir a última janela verde para o mar da cidade de Portimão". 
 
O mesmo comunicado aponta que a zona de João de Arens "pode ser considerada o último reduto natural do litoral portimonense, onde predominam muitas plantas raras e exóticas, autóctones, assim como muitas espécies de avifauna, e muito próximo da Ria de Alvor, situada em Rede Natura 2000, pelo que torna-se premente preservar o património ambiental e paisagístico, em prol do bem-estar e de uma melhor qualidade de vida".
 
Os parlamentares dizem "basta de mais especulação e de frentes de betão na orla costeira de Portimão, e consideram essencial que o projeto imobiliário e os seus impactos sejam discutidos com a tutela governamental do ambiente, acrescendo o facto do projeto em causa colidir com o Plano Regional de Ordenamento do Território do Algarve (PROTAL)".