Política

Bloco de Esquerda pede Declaração de Estado de Emergência Climática no Município de Faro

 
Para o Bloco de Esquerda de Faro as alterações climáticas "é uma das mais graves crises com que a humanidade se depara na sua história".

 
Os bloquistas referem em comunicado que "não havendo possibilidades de reversão da tragédia a curto ou a médio prazo, somos chamados a agir de forma imediata de modo a mitigar os efeitos das alterações climáticas e quebrar a cadeia de ações e comportamentos que potenciam o processo de aquecimento global".
 
O Bloco de Esquerda diz apoiar a greve climática mundial que em Portugal terá lugar no próximo dia 27 de setembro, sexta-feira, apelando à participação na concentração de Faro, nesse dia às 17h00 na rotunda do hospital.
 
No mesmo comunicado o partido pede aos autarcas a Declaração do Município de Faro de Estado de Emergência Climática. O objetivo é comprometer os cidadãos, forças políticas e os órgãos autárquicos do concelho a comprometerem-se com a agenda 2030 da ONU para o desenvolvimento sustentável tomando-a como sua, também com os relatórios do painel intergovernamental para as alterações climáticas e as medidas de ação e mitigação propostas nos referidos documentos, a implementação da estratégia nacional para a alterações climáticas, o plano intermunicipal de adaptação às alterações climáticas da AMAL e tornar o território do Município de Faro neutro em carbono até 2030.