Política

Bloco de Esquerda quer parar com exploração de hidrocarbonetos no Algarve

O Bloco de Esquerda quer suspender imediatamente todos os contratos relativos à exploração de hidrocarbonetos no Algarve.

PUB
 
A reivindicação foi hoje entregue na Assembleia da República pelos deputados do BE e com João Vasconcelos, deputado do BE eleito pelo círculo de Faro, como primeiro subscritor.
 
O grupo Parlamentar do BE reiterou a intenção de proibir a exploração e extração de gases e óleos de xisto em Portugal, acrescentando-lhe uma outra que prevê a suspensão imediata de todos os contratos relativos à exploração de hidrocarbonetos no Algarve.
 
Conforme explica nota do partido, "nos últimos cinco anos, foram adjudicadas a empresas petrolíferas privadas, concessões para exploração de hidrocarbonetos em praticamente todo o território algarvio, contratos que foram assinados sem a auscultação das comunidades e sem a participação das autarquias, o que tem dado azo a várias deliberações de órgãos autárquicos e a uma firme oposição popular". 
 
O BE alega fatores de ordem ambiental, nomeadamente da preservação das áreas protegidas pela Rede Natura 2000 e classificadas como Zona de Protecção Especial, como o Parque Natural da Ria Formosa, a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, e o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. 
 
"Estamos empenhados em políticas de descarbonização da economia", assegura João Vasconcelos que acrescenta "Portugal não pode comprometer-se com políticas para combater as alterações climáticas, por um lado e, por outro, na prática, fazer exatamente o contrário". 
 
"Explorar hidrocarbonetos no Algarve coloca também em causa a fonte de rendimentos que é o turismo", concluí o deputado.