Política

Bloco de Esquerda questionou Governo sobre portaria inacabada na Escola Secundária Júlio Dantas em Lagos

 
A Escola Secundária Júlio Dantas é uma das escolas intervencionadas pela Parque Escolar.

 
João Vasconcelos e Joana Mortágua, deputados do Bloco de Esquerda e autores da iniciativa, interrogaram o executivo de António Costa, nomeadamente o Ministro da Educação, sobre se este tem conhecimento desta situação e se pretende intervir no sentido de terminar a obra na entrada da escola de forma a garantir todas as condições de segurança de acesso, sobretudo com o funcionamento em pleno da portaria prevista para aquele local.
 
A Escola Secundária Júlio Dantas é uma das escolas intervencionadas pela Parque Escolar que embora tenha sido entregue em pleno funcionamento, e hoje reúna boas instalações, nunca chegou a ter a zona envolvente à entrada da escola, e a portaria, concluída, lamentam os deputados.
 
A entrada de alunos, funcionários e restantes utilizadores do espaço faz-se pelas traseiras, por uma zona de serviço, que se encontra aberta das 08.00 às 24.00 horas sem qualquer controlo de entradas e saídas, dado não haver condições físicas para que um assistente operacional ali cumpra o seu trabalho, explicam os parlamentares, ressalvando que atualmente a entrada é uma zona fechada com um parque de estacionamento lotado que no caso de ser necessário uma intervenção urgente, por exemplo dos bombeiros, as dificuldades de acesso são enormes.
 
A falta de segurança é uma preocupação constante para pais e encarregados de educação dos alunos que querem que os seus filhos e educandos se sintam seguros no espaço escolar, tendo-se já manifestado várias vezes exigindo que a Parque Escolar assuma as suas responsabilidades e conclua a obra com a maior urgência.
 
"Existe uma verdadeira portaria, com todas as condições, que não está a ser utilizada porque a zona envolvente não está intervencionada. O portão, sempre aberto, permite a entrada de toda e qualquer pessoa, alheia à comunidade ou não, com as melhores intenções ou com intenções duvidosas, para fins lícitos ou ilícitos", afirma João Vasconcelos, deputado do Bloco eleito pelo Algarve e um dos autores da iniciativa parlamentar.
 
João Vasconcelos e Joana Mortágua adiantam que há um projeto para a obra, da parte da Autarquia têm sido feitos esforços para que esta se inicie, com as parcerias necessárias já assinadas tendo sido dada à Parque Escolar uma isenção de pagamento de taxas, por deliberação da Assembleia Municipal de Lagos.
 
Algarve Primeiro