Política

Bloco de Esquerda recomenda requalificação urgente do troço entre Silves e Portimão

 
Os deputados do Bloco de Esquerda apresentaram um Projeto de Resolução para a requalificação da Estrada Nacional (EN) n.º 124, troço entre Silves e Portimão.

 
Segundo os deputados a EN 124 é um dos principais eixos de ligação rodoviária entre o litoral e interior do barlavento algarvio, sendo reconhecido tratar-se duma via que canaliza grande parte do fluxo turístico do triângulo Silves - Monchique - Portimão.
 
Acontece que troço desta via compreendido entre a cidade de Silves e a localidade de Porto de Lagos, já no concelho de Portimão, encontra-se bastante degradada e não reúne condições de circulação nem garante a segurança rodoviária dos utentes, sendo habitual encontrar veículos acidentados como resultado do mau estado de conservação do piso, como do seu traçado desadequado em relação ao tráfego atual, alertam os parlamentares.
 
Tem sido várias as entidades, entre as quais a Câmara Municipal e a Assembleia Municipal de Silves, a manifestar as suas preocupações em relação a esta via mas não tem havido qualquer resposta.
 
Em março de 2016, a sociedade civil juntou-se num protesto popular que reuniu cerca de duas centenas de viaturas em marcha-lenta sensibilizando as entidades competentes para a necessária e urgente requalificação daquela via.
 
Na sequência deste protesto, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, através do deputado eleito pelo Algarve, questionou o Governo sobre que medidas iria adotar para dar início às intervenções de requalificação da referida via, tendo sido respondido estar em estudo "uma solução para a referida requalificação".
 
Acontece que passaram quase dois anos sobre a resposta ao GP do Bloco de Esquerda e a situação encontra-se na mesma, sem ser conhecido qualquer plano de intervenção, e sem qualquer data para as necessárias intervenções de requalificação naquela via.