O Bloco de Esquerda questionou o Governo sobre se os furos licenciados para a captação de água no concelho de Aljezur estão a ser usados para a prospeção de hidrocarbonetos.
Conforme adianta o Bloco em comunicado recentemente foram identificados, no concelho de Aljezur, furos para a captação de água, os quais foram licenciados a uma das empresas do acionista da empresa que ficou com a concessão e exploração de hidrocarbonetos na região do Algarve.
João Vasconcelos e Jorge Costa, deputados do Bloco de Esquerda, suspeitam que os referidos furos possam estar a ser usados para outros fins, designadamente para a prospeção de petróleo.
Acontece que a atividade de exploração de petróleo ainda não pode realizar-se e, junto a um dos furos, foi despejado um líquido espumoso, facto que indicia que o furo pode estar a ser usado para um fim diferente daquele para que foi licenciado, acrescenta o mesmo comunicado.
Os parlamentares do Bloco exigem respostas do Governo, através do Ministério do Ambiente, sobre qual a real atividade que está em curso e que medidas serão tomadas para garantir a legalidade das operações, nomeadamente no que concerne à interdição de prospeção de hidrocarbonetos.