Política

Bloco quer desassoreamento «urgente» da barra de Tavira e canais de Stª. Luzia e Cabanas

 
O Secretariado da Comissão Coordenadora Distrital do Algarve do Bloco de Esquerda diz em comunicado que, a barra de Tavira e os canais de St.ª Luzia e de Cabanas de Tavira encontram-se «num processo de assoreamento cada vez maior, o que desespera essas comunidades piscatórias».

Segundo o BE, de tempos a tempos são feitas pequenas dragagens de remediação nesta área da Ria Formosa, «o que praticamente nada resolve». Inclusivamente, os fortes temporais que ocorrem durante o inverno agravam o assoreamento desta zona da ria Formosa, acrescentou a mesma fonte.
 
Para os bloquistas, o desassoreamento da barra e canais adjacentes, de forma profunda e eficaz, tem vindo a ser sucessivamente adiado pelo governo, «o que está a conduzir a um bloqueio quase total da barra». Trata-se de uma situação «muito prejudicial para as atividades piscatórias e turístico-marítimas, colocando em perigo a segurança das embarcações, assim como da tripulação e dos passageiros», reforça o Bloco sublinhando que, com a maré baixa não é possível operar com as embarcações e mesmo com a maré alta e com uma ondulação mais forte os riscos de acidente aumentam.
 
Avança o mesmo comunicado que, a barra é frequentemente encerrada quando há ondulação mais forte devido ao assoreamento. Mesmo em alguns períodos do verão a barra é fechada, impedindo a saída para o mar de várias dezenas de barcos de pesca, para além dos inúmeros barcos de turismo e de pesca desportiva. Com a maré vazia os pescadores têm de esperar cerca de 2 horas para entrar em St.ª Luzia e outras duas para sair, «o que se torna uma situação insustentável», sublinha o partido.
 
Ontem, o deputado João Vasconcelos e outros elementos da concelhia do Bloco de Esquerda de Tavira fizeram uma deslocação de barco desde a entrada de St.ª Luzia até à barra de Tavira, constatando «o forte assoreamento do canal de navegação» entre os postes 9 e 10 e na entrada da barra, «em que as embarcações têm de fazer um grande círculo para entrarem e saírem da barra, colocando em perigo as embarcações».
 
O Bloco regista ainda que, devido ao assoreamento do canal de navegação, «as próprias luzes dos faróis que se encontram em terra induzem em erro a navegação das embarcações», o que, «pode resultar em alguma tragédia», especialmente durante o período da noite.
 
Os bloquistas assinalam como «bastante positivo» o desassoreamento junto à lota de St.ª Luzia, sendo «urgente» o desassoreamento do canal de navegação e da barra de Tavira, uma matéria que o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda diz ter levantado continuamente na Assembleia da República.
 
No comunicado enviado, lê-se que a Docapesca também deverá, «sem demora», proceder à reposição/reparação das escadas que dão acesso à pontes-cais da lota de St.ª Luzia, melhorando as condições de trabalho dos pescadores «e evitando que ocorra algum acidente grave». Estes assuntos irão ser levantados novamente na Assembleia da República pelo Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda no sentido de que o Governo intervenha «com urgência» para a resolução destes problemas que afetam a comunidade, conclui o Bloco.