O blog "Lugar ao Sul" distinguiu o Prof. Doutor João Guerreiro como personalidade algarvia do ano de 2017.
A distinção aconteceu esta segunda-feira no Salão Nobre da Autarquia de Tavira, onde marcaram presença figuras de relevo regional, como autarcas, o Reitor da Ualg, Paulo Águas, Desidério Silva, Presidente da RTA, entre outros.
O blog "Lugar ao Sul" (www.lugaraosul.pt) foi iniciado em Outubro de 2016, idealizado como plataforma de reflexão e opinião plural em torno do Algarve e dos temas que interessam e afetam a região, de forma a contribuir para o aumento da massa crítica.
Decidiu este ano instituir uma distinção de forma a prestar homenagem e agradecimento a uma personalidade algarvia que, dentro desse mesmo espírito, se tenha destacado no ano transato, contribuindo para o prestígio do Algarve, enquanto região e no contexto do seu contributo para o País.
Segundo adiantou Gonçalo Gomes, um dos membros do projeto, o blog "Lugar ao Sul" começou com 6 colaboradores, atualmente são 12 e conta no seu "portfólio" com mais de 400 artigos e uma média de 547 visitantes por dia.
Justificou a escolha do Prof. João Guerreiro, não só pelo seu currículo ligado ao Algarve, mas também por ser "um homem que reflete de dentro para fora, que tem capacidade de olhar a região de forma critica".
Jorge Botelho, Presidente da Autarquia de Tavira e da AMAL, na condição de anfitrião, ressalvou que "é na diversidade que se constrói a unidade, com vários pontos de vista constrói-se o Algarve".
O edil salientou que o Algarve pela sua condição geográfica mas não só, encontra-se muitas vezes na "ponta dos centros de decisão", o que por si só já é motivo permanente de reflexão, dando os parabéns ao Prof. João Guerreiro, por ser "um dos protagonistas maiores do Algarve de hoje, uma personalidade que tem sempre uma opinião e visão critica sobre a região".
Já o homenageado, recebeu como prémio uma réplica de uma cabra algarvia, pois revelou que nos últimos 15 anos, tem-se dedicado a colecionar cabras. Tem cerca de 150 exemplares não só da região mas de outras origens.
Aos autores do Blogue, reconheceu a sua intervenção "interessante" em áreas diversas, com temas fundamentais, "porque é de dentro para fora que temos que arranjar soluções" e ressalvou que um dos problemas do Algarve prende-se com "a falta de pessoas, motivo pelo qual não conseguimos estruturar o tecido social".
A questão demográfica para o Prof. João Guerreiro é fundamental, assim como a mobilidade inter-regional, a qualificação das pessoas e a discussão sobre o turismo.
O Professor, não resistiu em dizer que o turismo no Algarve, "seca" outros setores que não têm capacidade de seguir o seu ritmo, onde as empresas não conseguem garantir os mesmos salários que se praticam no setor turístico.
Quanto ao Alojamento Local, João Guerreiro, mostra-se preocupado, no sentido em que há grande oferta para o turista, mas muito pouco para quem deseja fixar-se na região com a sua família, por um período mais longo.
Finalmente deixou a ideia de se criar um Fundo de Coesão Regional, com verbas quer comunitárias quer nacionais ou dos municípios, de forma a responder às necessidades prementes do Algarve, focando o problema da mobilidade, como um dos temas fulcrais que merece atenção por parte dos responsáveis regionais.