No âmbito do projeto "PELAGOS", a Universidade do Algarve, através do CRIA - Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, participou, hoje no encontro internacional de negócios dedicado ao setor das Energias Renováveis Marinhas.
Este encontro, que se realizou em Roma (Itália), contou com a presença de cerca de 50 empresas e centros de investigação e procurou estreitar novas oportunidades de cooperação no domínio da Energia Azul (Blue Hub), frisa comunicado da Ualg.
Para além do CRIA, o Blue Hub fez-se representar pelas empresas Atlantik Fish e Itelmatis, tendo contado ainda com a participação do grupo de investigação Marine Offshore Renewable Energies do Centro de investigação Marinha e Ambiental da UAlg.
Para Theo Moura, investigador do CIMA, este encontro “foi importante para apresentar alguns dos projetos que o grupo de investigação tem em mãos, chamando a atenção das empresas para as oportunidades de cooperação”. Este encontro, através do networking, do estabelecimento de novos contactos e da exploração de novas oportunidades empresariais, permitiu conhecer melhor algumas das soluções tecnológicas adaptadas ao setor da aquacultura.
O projeto "PELAGOS", cofinanciado pelo Programa Interreg Med, pretende desenvolver um cluster transnacional dedicado à Energia Azul, de forma a potenciar o crescimento da economia azul na costa mediterrânea. Este cluster é representado por sete países (Itália, Croácia, França, Espanha, Portugal, Chipre e Grécia) e conta já com o envolvimento de 476 membros.