A Câmara Municipal de Loulé realizou esta tarde, Dia de Reis, e numa parceria com a LouléDoce, a iniciativa do bolo-rei gigante que mais uma vez foi distribuído gratuitamente pela população que compareceu em massa.
O bolo com 150 metros de comprimento, foi confecionado com 110 kg de farinha, 22 kg de açúcar, 1,6 kg de sal, 22 kg de ovos (38 dúzias), 14 kg de margarina, 50 kg de frutas cristalizadas picadas, 100 kg de fruta cristalizada para decoração, 50 kg de frutos secos (sultanas, amêndoa, figos e nozes), 2 kg de bebidas aromatizantes e 1,6 kg de fermento.
Tratou-se de uma iniciativa levada a cabo pela autarquia, que nesta 6ª edição, atraiu cerca de 2000 pessoas à Praça da República.
Ao Algarve Primeiro o Presidente da Câmara de Loulé, justificou o evento: «por ser um dia do calendário festivo e religioso de acordo com as nossas tradições, mas também a oportunidade de juntarmos as pessoas, aproveitarem de um dia bom, da segurança que temos na nossa terra e da paz que podemos desfrutar, acho que são todos bons motivos para oferecermos este pequeno gesto de generosidade do Município».
Vítor Aleixo referiu que ontem houve uma iniciativa do género em Almancil. Por altura da Páscoa, é a vez de Quarteira receber o partir do folar-gigante.
Segundo o autarca todas estas iniciativas são para «proporcionar momentos de alegria e felicidade às pessoas». O responsável municipal avançou que tem havido o cuidado de tentar responder aos pedidos das pessoas sobre iniciativas ligadas à quadra natalícia em várias localidades do concelho, desde o litoral ao interior, «para que ninguém se sinta alvo de menos atenção por parte da Câmara de Loulé porque todos têm direitos iguais, e nós procuramos na medida daquilo for razoável agradar a todos», confidenciou.
A iniciativa contou também com dois momentos musicais enquadrados noutra tradição dos Reis com a atuação da Charola das Barreiras Brancas – AGAL e da Charola da Banda Musical de Tavira.