112

Bombeiros: Concelho de Silves passa a contar com 6 equipas de intervenção permanente

 
O Município de Silves assinou, esta terça-feira, na Base de Apoio Logístico (BAL) da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em Quarteira, mais dois protocolos de comparticipação relativos às condições e contratação de duas Equipas de Intervenção Permanente (EIP), uma no Corpo de Bombeiros de Silves e outra no Corpo de Bombeiros de São Bartolomeu de Messines a operacionalizar já a partir de janeiro de 2023.

A cerimónia que contou com a presença do Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, enquadrou ainda a formalização de mais equipas na região.
 
Em comunicado, a Câmara de Silves assinala a "forte aposta do executivo camarário" nas corporações de bombeiros, passando de uma equipa em 2013, para seis em 2023, ficando constituída uma força permanente assegurada por 30 operacionais nas duas corporações do concelho. Os custos com remuneração dos operacionais e encargos relativos ao regime de segurança social, seguros e acidentes de trabalho são assegurados de forma bipartida e equitativa entre o Município de Silves e a ANEPC, aliviando a pressão sobre as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários.
 
Cada equipa, composta por 5 elementos, constitui um piquete com uma disponibilidade obrigatória de 40 horas semanais.
 
O investimento do Município na constituição das 6 equipas totaliza 240 mil euros, a partir de 2023, com o Governo a comparticipar com idêntico valor, através da ANEPC.