Sociedade

Bombeiros de Albufeira reforçados com meios de emergência médica

No início do ano, a Corporação recebeu um equipamento que é único no país.

PUB
 
De acordo com informação disponibilizada pelo Comando, o contínuo aumento da atividade operacional, principalmente no âmbito da emergência médica, tem confrontado os Bombeiros de Albufeira com a impossibilidade de responder a um número significativo de ocorrências por indisponibilidade de meios.“Só este ano, até 30 de junho, registámos 2684 ocorrências; mais 193 do que no período homólogo de 2016. Do total, não conseguimos responder a 488 solicitações porque não tínhamos meios disponíveis. No ano passado recebemos 5467 ocorrências, das quais 1220 ficaram sem resposta porque todos os meios estavam ocupados”, informou o comandante António Zua Coelho.
 
Face a esta situação “urge encontrar respostas alternativas”, destacou o presidente da Direção da Associação dos Bombeiros Voluntários de Albufeira, José Carlos Rolo. “A solução encontrada passou pela aquisição de duas motos de emergência médica, devidamente equipadas com desfibrilhadores e equipamentos de suporte básico de vida, que, em caso de não haver ambulâncias disponíveis, irão garantir a primeira assistência às vítimas. 
 
Com este projeto, que é pioneiro na região, iremos conseguimos ganhar tempo até que cheguem os meios apropriados; tempo que é precioso para salvar vidas” sublinhou José Carlos Rolo. Graças à sua rapidez e agilidade, os veículos permitem, igualmente, uma rápida intervenção em caso de alerta de incêndio e em outro tipo de ocorrências, principalmente dentro do perímetro urbano. 
 
O veículo de cabine dupla e caixa aberta destina-se a fazer face às necessidades permanentes de transporte de pessoal e de material. A sua aquisição irá permitir a substituição de duas viaturas, uma no ativo com mais de 22 anos e outra com 19 anos que foi abatida por já não se justificar a sua reparação.
 
Segundo nota da autarquia, no final de 2016, a Câmara Municipal comparticipou, com a atribuição de uma verba no valor de 244.860,00 euros, a aquisição de nova viatura de combate a incêndios urbanos. 
 
Para que os Bombeiros estejam devidamente equipados para fazer face a todo o tipo de situações, a autarquia entregou 100 novos equipamentos de proteção individual, no valor de 72 mil euros, para utilização no combate a incêndios urbanos, com vista a melhorar as condições de segurança dos operacionais no terreno.
 
No início do ano, a Corporação recebeu um equipamento que é único no país - uma motobomba de elevado caudal (a Super Betsy)) - que permite intervir em situação de cheias e inundações, bem como no abastecimento de água a veículos e outros equipamentos de combate a incêndios a partir de fonte natural ou artificial.
 
A lista integra, ainda, a substituição da cobertura do Quartel, composta por telhas de fibrocimento contendo amianto e que apresentam zonas a requer intervenção imediata, de forma a evitar riscos em matéria de saúde para os utilizadores do espaço.
 
Carlos Silva e Sousa referiu que os apoios à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Albufeira inserem-se no âmbito objetivos estratégicos do Município destinados a garantir a segurança da população, área em que os Bombeiros desempenham um papel fundamental. “Albufeira é um dos destinos turísticos mais procurados a nível nacional e internacional, o que leva a que durante o verão a população aumente cerca de quatro vezes em relação aos restantes meses do ano. 
 
Temos uma enorme pressão e todos os holofotes concentrados em nós, razão por que as questões relacionadas com a segurança de residentes e turistas estão na linha da frente das preocupações de quem intervém na gestão do Concelho” destacou o presidente da Câmara Municipal de Albufeira.