Sociedade

Bombeiros de Monchique passam a ter mais benefícios sociais

 
A Câmara Municipal de Monchique aprovou, o regulamento municipal de atribuição de benefícios sociais aos Bombeiros Voluntários de Monchique.

O documento que segue agora para consulta pública, reúne diversos apoios relacionadas com a habitação própria do bombeiro, tais como isenção ou redução nos impostos e taxas municipais, redução do IMI, redução do preço da água e um conjunto de isenções relacionadas com licenças e serviços municipais, bem como a prioridade nos programas de apoio à habitação/arrendamento do município. 
 
Em comunicado, o município esclarece que os bombeiros irão beneficiar também de um vale anual de 50 euros a utilizar nas lojas aderentes do comércio local no período natalício, prioridade na atribuição de bolsas de estudo no ensino superior aos bombeiros e seus filhos, bem como isenção do pagamento das refeições escolares servidas nos jardins-de-infância e escolas básicas do concelho.
 
O apoio jurídico para situações decorrentes da sua atividade profissional e o acesso gratuito aos eventos promovidos pelo município e aos espaços desportivos existentes no concelho, como piscinas e ginásio municipal constam também nos benefícios e incentivos previstos no regulamento aprovado esta semana em reunião de câmara.
 
Segundo o mesmo documento emtido à comunicação social, foi o presidente da câmara municipal, Rui André, que propôs o novo regulamento que mereceu a unanimidade de todo o executivo.
 
A este propósito, a autarquia recorda que ainda recentemente, atribuiu um apoio financeiro aos Bombeiros Voluntários de Monchique para aquisição de diverso equipamento, tendo sido adquiridas ferramentas de desencarceramento, num investimento de 21 mil euros, e aparelhos respiratórios de proteção individual, no valor de 17.967 euros, que permitem que, no caso de trabalho realizado em ambiente contaminado, o mesmo seja concretizado nas devidas condições de segurança. 
 
O município sublinha que ao longo do ano 2020 já apoiou financeiramente a corporação com um valor de 517 mil euros.