O presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, Adelino Soares, procedeu à entrega de um novo Veiculo Florestal de Combate a Incêndios (VFCI) à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila do Bispo, que se fez representar pelo seu secretário, Homero Cardoso, numa cerimónia que decorreu, ontem, no salão nobre da autarquia.
O ato contou ainda com a presença do Comandante Distrital da Proteção Civil, Vaz Pinto.
A compra deste veículo representa um investimento superior a 150 mil euros, refere a autarquia, montante que será comparticipado em 85% por fundos comunitários.
Recorde-se que a aquisição desta viatura por parte da autarquia insere-se no âmbito de uma candidatura efetuada pela AMAL, que abrangeu os 16 municípios do Algarve, ao Programa POAlgarve21, para o projeto “Reequipamento Estratégico da Proteção Civil do Algarve”.
Para Adelino Soares esta medida visa essencialmente dotar os Bombeiros de Vila do Bispo com meios de combate, aos incêndios, mais modernos, tornando a sua ação rápida e eficaz, garantindo a segurança das pessoas, quer dos residentes quer dos turistas.
A Câmara Municipal procedeu ainda à entrega de equipamentos de Proteção Individual de Combate a Incêndios Florestais (calças, casacos, botas, cogulas, luvas) e equipamentos de Proteção Individual de Incêndios Urbanos (fatos de proteção individual, aparelhos respiratório Isolante de circuito aberto, fatos, cogulas, botas, capacetes e luvas).
O edil Adelino Soares referiu que apesar das dificuldades económicas sentidas pela Câmara Municipal nos últimos quatro anos, já atribuiu mais de um milhão e meio de euros em equipamentos e apoios à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila do Bispo.