Periodicidade: Diária | siga-nos | seja fã
PUB
 

Bombeiros Municipais de Olhão comemoraram 88 anos com novos elementos, novo material e novas regalias

Imprimir Partilhar por email
02-11-2019 - 20:13
As celebrações dos 88 anos do Corpo de Bombeiros Municipais de Olhão, tiveram lugar este sábado no parque de estacionamento municipal Bela Olhão, na cidade.
 
Na ocasião foram promovidos 12 bombeiros voluntários que concluíram o seu estágio, integrando o Corpo de Bombeiros Municipais de Olhão, seguindo-se a entrega dos troféus de reconhecimento relativos a 2019, aos elementos que se destacaram ao serviço da comunidade.
 
Foram também apresentados novos equipamentos, num investimento do Município que rondou os 170 mil euros. Destaque para a apresentação dos novos fatos de proteção individual de última geração, uma tela de salvamento, diversos equipamentos de apoio aos salvamentos, como capuzes de resgate a vítimas em atmosferas contaminadas ou um drone equipado com uma câmara térmica para operações de socorro, salvamento e resgate.
 
A cerimónia contou com a presença de todo o executivo camarário, do 2º Comandante Operacional Distrital do CDOS de Faro, Abel Gomes, para além dos comandantes de outras corporações da região.
 
 
Ao Algarve Primeiro António Miguel Pina, Presidente da Câmara Municipal de Olhão, sublinhou a entrada em vigor da nova legislação que vai reforçar a base salarial dos Bombeiros Municipais. O autarca referiu sobre esta matéria que «durante muitos anos os bombeiros foram chamados de "parentes pobres" da grande proteção civil, agora passam a ser vistos de forma igual em relação às outras forças de segurança».
 
O autarca explicou que até aqui um bombeiro em início de carreira ganhava 630 euros de ordenado base, equivalente a um assistente operacional do Estado, agora vai passar a ganhar 930 euros de forma faseada nos próximos três anos, «estamos a falar de um aumento de 50% que é justo. Posso dizer que se a nossa corporação representa um investimento anual de 1 milhão e 100 mil euros, vai passar a representar quase 1 milhão e 400 mil euros».
 
O edil defendeu que todas as autarquias deveriam ter uma corporação de bombeiros municipais, ideia transmitida ao Comandante Abel Gomes, para que no quadro da AMAL - Comunidade Intermunicipal do Algarve, «os municípios caminhem no sentido da municipalização desta força de segurança».
 
Das 4 corporações de bombeiros municipais do Algarve, (Tavira, Olhão, Faro e Loulé), ficou decidido que o aumento salarial dos bombeiros municipais será feito de forma escalonada: 30% em 2020, mais 45% em 2021 e os outros 25% em 2022. A lei permite que esta atualização possa ser feita em cinco anos, mas os autarcas algarvios decidiram fazer em três.
 
António Miguel Pina confirmou que outra ambição do Município, é dar aos bombeiros um novo quartel, «houve um atraso por parte da equipa projetista de mais de um ano, além do tempo que foi preciso para a autorização do Instituto Nacional dos Bombeiros, portanto, contamos lançar o concurso para a obra durante o próximo ano, para que talvez em 2022, tenhamos o novo quartel num investimento de 2 milhões de euros».
 
 
Também ao nosso jornal o Comandante dos Bombeiros Municipais de Olhão, mostrou-se satisfeito com o cumprimento da nova lei que permite subir a base salarial dos bombeiros municipais, «não era com 600 euros que conseguíamos cativar novo pessoal altamente especializado destas estruturas, felizmente a nova lei foi publicada em julho depois de décadas de incertezas».
 
Luís Gomes reconheceu o esforço que o Município tem feito para dotar o corpo de bombeiros de melhores condições de trabalho. «Talvez por isso possa dizer, que em relação aos corpos de bombeiros dos municípios do país, e pela nossa estrutura orgânica funcional, recursos humanos, meios e equipamentos, nos encontramos na dianteira em relação a outras corporações».
 
Para o Comandante a "cereja no topo do bolo" será a inauguração do novo Quartel, que marcará uma nova etapa na história desta corporação.
 
 
COMENTÁRIOS
 
PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Novo PDM de Lagoa preparado para as alterações climáticas

Novo PDM de Lagoa preparado para as alterações climáticas

ver mais
 
 
  
PUB
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Entidades regionais reforçam candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura 2027

Entidades regionais reforçam candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura 2027

ver mais
 
Biblioteca de Loulé abre portas ao Alentejo com o escritor Desidério Lucas de Ó

Biblioteca de Loulé abre portas ao Alentejo com o escritor Desidério Lucas de Ó

ver mais
 
Município de Olhão assume parceria com a MOJU no projeto "SER Mental"

Município de Olhão assume parceria com a MOJU no projeto "SER Mental"

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio