Sociedade

Bombeiros Voluntários de Faro comemoraram 93 anos com esperança num futuro melhor (com fotos)

A Associação Humanitária de Bombeiros de Faro - Cruz Lusa comemorou hoje o seu 93º aniversário.

PUB
 
Desde 1923 que esta instituição serve a população de Faro, tendo reunido todo o corpo de bombeiros, para assinalar os 93 anos de vida. 
 
Presente nesta comemoração esteve a fanfarra dos Bombeiros de Portimão, num momento partilhado por farenses que foram até à baixa ver de perto a formatura dos "soldados da paz". 
 
O executivo camarário não faltou a este evento, entre outros convidados, que discursaram perante os presentes. 
 
Em declarações ao Algarve Primeiro, o Presidente da Associação Humanitária de Bombeiros de Faro - Cruz Lusa, Steven Piedade registou que as dificuldades nas contas da Associação são muitas, mas "por ser optimista, acredito que é possível, juntar o nosso esforço ao do Município e mesmo a toda a comunidade farense, para que possamos chegar lá". 
 
Aquele responsável adiantou que, a situação difícil que se vive, tem dificultado o serviço dos bombeiros, "porque tivemos de reduzir o corpo de bombeiros profissionais, já que não tínhamos capacidade de suportar os custos, sendo que a atual equipa é agora apoiada pelos voluntários. Se a situação se agravar, poderá pôr em causa a componente operacional da Associação". 
 
Steven Piedade referiu que “está previsto construir um novo quartel de bombeiros na cidade, nas traseiras do Forum Algarve, num terreno cedido pela autarquia.” O também presidente da Junta de Freguesia de Montenegro disse que, "temos estabelecido contactos quer com o Município, quer com a Autoridade Nacional de Proteção Civil, no sentido de tentarmos apresentar uma candidatura a fundos comunitários, em que o investimento rondará os 600 mil euros, com uma comparticipação de 15 por cento da comunidade farense e do Município".
 
Por seu lado o autarca de Faro, Rogério Bacalhau esclareceu ao nosso jornal, que “é uma mais-valia ter duas corporações de Bombeiros na cidade, nomeadamente os Bombeiros Sapadores, e os Voluntários, que reforçam o trabalho dos Sapadores e dão apoio a outras corporações da região".
 
O edil não escondeu a sua preocupação pelo facto da difícil situação da Associação Humanitária de Bombeiros de Faro - Cruz Lusa, "pôr em causa a operacionalidade daquele corpo de bombeiros.” No entanto, “estamos a criar, em conjunto com a direção, um tipo de apoio que se possa prolongar no tempo.”
 
Rogério Bacalhau, apontou para a necessidade urgente de sanear as contas, "num plano que permita com a nossa ajuda e com a ajuda da Autoridade Nacional de Proteção Civil garantir a operacionalidade dos bombeiros e sanear a dívida ao longo dos anos".
 
No final, a fanfarra dos Bombeiros de Portimão brindou os presentes com um desfile pelo jardim Manuel Bívar e a cerimónia terminou com um bolo de aniversário onde se apagaram as 93 velas.