Segundo nota da CCDR, as intervenções estiveram a cargo dos serviços constituintes do Sistema Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios; João Martins do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), em torno da Prevenção Estrutural e Sensibilização; do Tenente Coronel João Antunes da Guarda Nacional Republicana (GNR) com a Prevenção Operacional, Vigilância, Deteção e Fiscalização e do Comandante das Operacional de Agrupamento Distrital, Vítor Vaz Pinto da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) com o Balanço do Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Florestais (DECIF) instalado na região do Algarve.
Na sessão esteve presente o Presidente da CCDR Algarve e Gestor do PO Algarve 21, David Santos, o Presidente do Município de Tavira e da AMAL, Jorge Botelho, o Presidente do Município de Faro, Rogério Bacalhau; o Presidente do Município de Monchique, Rui André, o Presidente da Federação dos Bombeiros do Algarve, Paulo Morgado, entre outros representantes de entidades regionais.
No final da sessão a comitiva dirigiu-se ao Largo da Pontinha, em Faro, para visitar a exposição de veículos e materiais adquiridos no âmbito do Programa Operacional Algarve21, pelos 16 Municípios do Algarve, cujo promotor foi a Comunidade Intermunicipal do Algarve – AMAL.
O equipamento, específico de proteção civil, financiado pelo PO Algarve 21, foi distribuído por todos os municípios do Algarve, designadamente: 17 Veículos de Comando de Operações Táticos; 9 Veículos Florestais de Combate a Incêndios; 3 Veículos Urbanos Combate a Incêndios; Equipamento de Proteção Individual (EPI) a Incêndios Florestais e Urbanos; Equipamentos para a Base de Apoio Logístico da Região; e um Compressor de ar a colocar na Unidade Local de Formação de Vila Real de St.º António.
O custo total do investimento foi de 3.474.842,00€, com um financiamento FEDER de 85% no valor de 2.953.615,00€.