Economia

Brexit reflete descida em novembro no alojamento algarvio

 
A taxa de ocupação global média/quarto no Algarve no mês de novembro foi de 45,3 por cento, 1,8pp inferior à registada no ano anterior (‑3,9%).

 
Segundo dados da AHETA - Associações dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, o mercado que mais contribuiu para a descida verificada foi o britânico (-4,1pp). 
 
Em contrapartida os mercados alemão (+0,9pp), irlandês (+0,6pp) e holandês (+0,4pp) foram os que mais contrariaram a descida verificada.
 
Por zonas geográficas as maiores descidas ocorreram em Monte Gordo / VRSA (-12,1pp) e Vilamoura / Quarteira / Quinta do Lago (-11,2pp). Albufeira, a principal zona turística do Algarve, registou uma descida de 3,0pp.
 
De acordo com o boletim mensal da AHETA, relativamente às principais subidas, estas foram registadas em Tavira (+5,8pp) e em Faro / Olhão (+4,3pp).
 
Já o volume de vendas subiu 8,9 por cento durante o mês e em termos acumulados, nos últimos 12 meses, a taxa de ocupação quarto regista uma subida de 1,8%.
 
Para a AHETA "a desvalorização da Libra, no seguimento do Brexit, é a principal responsável para a descida homóloga do mercado britânico desde o início do ano nos meios de alojamento classificados oficialmente (-8,2%").