A prova decorre num percurso de estrada ao longo de 42,195km. A campanha solidária visa angariar donativos que serão "traduzidos" em quilómetros que devem ser percorridos durante a prova pelo atleta.
A felicidade de ajudar outros foi uma corrida que Kenney percorreu desde pequeno, "quando criança lembro-me de visitar a casa das crianças pequenas com a minha escola, a fim de doar algumas roupas, brinquedos e material".
O atleta adianta que lembra-se de como ficou "chocado na hora de ver o quão pouco as crianças tinham. (...) As coisas evoluíram e agora existem duas casas - uma para crianças (...) dos 0 aos 12 anos ( Lar Os Pirilampos ) e outra para crianças dos 12 aos 18 anos (Lar A Gaivota ), refere A. Kenney.
Após ter prometido a si mesmo que não voltaria a participar na referida prova (devido a elevada exigência física), mudou de ideias por "um causa digna".
A Santa Casa da Misericórdia de Albufeira apoia 45 crianças e jovens.
Kenney salienta que o foco principal da sua angariação de fundos "é para ajudar a fornecer algum apoio direto para eles. Especificamente dentário, cuidados ópticos, suplementos essenciais e itens de apoio à educação.
Como foco secundário, eu também gostaria de pensar que este processo vai ajudar a estabelecer canais para tornar mais fácil angariar fundos no futuro".