Cultura

Bustos emblemáticos provenientes da villa romana de Milreu são tesouro nacional

As emblemáticas peças provenientes da villa romana de Milreu são agora o segundo tesouro nacional do Museu Municipal de Faro, depois da classificação do mosaico romano do Deus Oceano em 2018.

PUB
Os bustos de Adriano e Agripina, da sala do mosaico romano do Museu de Faro, foram classificados como conjunto de interesse nacional e reconhecidos como Tesouro Nacional na reunião do Conselho de Ministros da passada quinta-feira, dia 9 de dezembro.
 
Em comunicado, o Município adianta que a decisão «vem coroar» um processo que remonta aos finais de julho do ano passado, altura em que a autarquia apresentou formalmente um pedido de proposta de classificação. 
 
O busto de Agripina, mãe de Nero e mulher de Cláudio, datado do século I d.C. e possivelmente importado de Itália, é um dos 9 exemplares em toda a Hispânia, assim como Adriano, escultura do mesmo período e de oficinas italianas, muito rara em ambiente privado. Descobertas em 1966, junto ao peristilo de Milreu, em Estoi, fruto de uma ação de limpeza da Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, tratam-se de aquisições de uma antiga família abastada, possivelmente com gosto pelo colecionismo e com afinidades à família imperial. 
 
O Museu Municipal de Faro passa a ter, assim, novos tesouros nacionais, todos na mesma sala.