No âmbito das Jornadas Europeias do Património, o projeto “Cachecol que agasalha Portugal” será apresentado na Fortaleza de Sagres, nesta sexta feira, dia 28 de setembro, pelas 10h00, com a construção de uma re-inventada "Rosa dos Ventos" feita pelas crianças, com o colorido cachecol gigante.
Como tradição local, o tricot, está em desuso entre os mais novos, mas a Sala 2 do Jardim Infância Vila do Bispo pretendeu reativá-la lançando um convite às familias para executarem um cachecol que percorria a casa de todas as crianças. Simbolicamente, ligava as crianças pelo amor das suas famílias, reflete comunicado da Direção Regional de Cultura do Algarve.
Rapidamente, o cachecol saiu do âmbito das familias e chegou, à população local. Em convite feito a escolas e outras entidades e associações o projeto foi nomeado “O Cachecol que Agasalha Portugal” e começou a crescer, tendo grande adesão.
A escola recebeu cachecóis de todos os distritos do Continente de Portugal e dos Açores e cruzou fronteiras na Europa (Luxemburgo, Espanha, França, Inglaterra, Mónaco, Alemanha, Bélgica e Áustria) e no Brasil, durante o ano letivo 2016/2017.
Foi do Jardim de Infância de Vila do Bispo que partiu, voou e navegou a ideia do “Cachecol que Agasalha Portugal”, que agora regressa a casa, ao mesmo concelho que o viu nascer, enriquecido com novos cachecóis, com outros “saberes” provenientes de outras mãos, de familías de países de paragens distantes.
A “Rosa dos Ventos” na Fortaleza de Sagres foi o motivo de inspiração dos vários trabalhos que agora se apresentam no monumento e uma nova “rosa dos ventos” re-inventada pelas mãos das crianças do Jardim de Infância.
Este projeto pedagógico é desenvolvido por Lina Nascimento – Educadora de Infância.
A sua apresentação na Fortaleza de Sagres resulta de um parceria entre a Direção Regional de Cultura do Algarve e o Agrupamento de Escolas de Vila do Bispo.