O Município de Albufeira abriu o período destinado às inscrições para transportes escolares em circuitos especiais (viaturas do município), para o ano letivo 2021/2022.
Em comunicado, a autarquia explica que para os novos pedidos de transporte escolar, os encarregados de educação deverão enviar email para
[email protected], até ao próximo dia 30 de junho, solicitando o login para poder dar início ao processo.
Juntamente com o pedido, deverão indicar o nome completo do aluno, estabelecimento de educação/ensino, sala, ano de escolaridade e turma, género e data de nascimento, NIF, nº de cartão de cidadão ou passaporte e morada completa e, ainda, se tem necessidades educativas especiais ou outra observação pertinente.
De acordo com a mesma fonte, deverá, igualmente, ser enviado o nome do encarregado de educação, nome da mãe e do pai e respetivos contactos de telefone e email.
Numa fase posterior, o login (igual para utilizador e palavra passe) será comunicado ao encarregado de educação, com vista a possibilitar o pedido de inscrição, via online, até ao próximo dia 15 de julho, através do Portal da Educação em:
http://educa.cm-albufeira.pt.
Apenas serão considerados os pedidos de transporte de alunos que residam na área do estabelecimento de educação/ensino, com exceção dos alunos do ensino básico, secundário ou profissional que não tenham vaga, curso ou área de estudo na sua zona de residência, desde que devidamente comprovado.
Refira-se que as candidaturas de novos pedidos só serão válidas após enviados os seguintes documentos: Declaração da entidade patronal, declaração de IRS, documento da regulação das responsabilidades parentais (em caso de divórcio/separação), documento comprovativo de RSI (quando aplicável). No caso dos encarregados de educação em situação de desemprego, deverão enviar documento comprovativo emitido pelo IEFP e declaração da Segurança Social com o valor do subsídio ou situação atual e na situação de reformado ou pensionista deverá ser enviado documento comprovativo da pensão de reforma.
No caso dos alunos que vão frequentar o estabelecimento de ensino pela primeira vez, deverá ser enviado, também, o comprovativo de morada e matrícula.
Os pedidos de transporte escolar já existentes serão automaticamente renovados para o ano letivo 2021/2022. No entanto, os encarregados de educação deverão comunicar, até ao próximo dia 15 de julho, para o email anteriormente referido, sobre a necessidade ou não da renovação, bem como de eventuais alterações ao pedido anteriormente efetuado, nomeadamente alteração de horários e local de trabalho dos pais, mudança da respetiva situação profissional, alteração de contactos, mudança de paragem, necessidade de transporte apenas de manhã ou à tarde, ou caso o aluno tenha autorização para se deslocar sozinho da paragem do autocarro para casa.
Os encarregados de educação que não procederem conforme indicado, não será considerado o pedido de transporte para o ano letivo de 2021/2022, alerta o Município.
Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, deverá contactar os serviços da Divisão de Educação através do telefone: 289 599 685, ou dirigir-se às instalações do Páteo – Bloco A para atendimento presencial, devendo para o efeito efetuar marcação prévia.
No caso de o aluno pertencer ao Agrupamento de Escolas de Ferreiras, poderá contactar a sede do agrupamento através dos seguintes telefones: 289 249 960| 967 136 175, entre as 9h00 e as 16h00, ou fazer marcação prévia para atendimento presencial.