Considerando a necessidade de assegurar o funcionamento do Centro Infantil “A Joaninha” e as condições de segurança do edifício, a Câmara Municipal de Alcoutim deliberou atribuir uma comparticipação financeira no montante cinco mil euros à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcoutim, gestora deste equipamento social.
Refira-se que “A Joaninha” acolhe aproximadamente quatro dezenas de crianças nas respostas sociais de Jardim de Infância, Creche e Pré-escolar a que se somam muitas outras que em período de férias frequentam o ATL.
O número de crianças a frequentar a creche registou um aumento significativo no último ano, já que a Segurança Social autorizou o aumento da capacidade da valência de 12 para 23 crianças, o que permitiu novas admissões, no entanto, não celebrou mais acordos com vista ao financiamento das vagas, refere nota da autarquia.
Por outro lado, o Centro Infantil não possui certificado ou declaração comprovativa das condições de segurança, por falta do projeto de segurança, que a instituição não tem capacidade financeira para suportar.
Deste modo a intervenção autárquica pretende combater as dificuldades sentidas na gestão desta valência, inerentes ao número reduzido de acordos por parte da Segurança Social, destinando-se a verba agora atribuída a fazer face às despesas com os projetos e a instalação de um equipamento de segurança contra incêndios.
Algarve Primeiro