O município de Castro Marim lançou aos jovens residentes no concelho, entre os 16 e os 25 anos, o repto de se candidataram ao programa de trabalho de verão "Jovens pelo Ambiente", com o objetivo de, através do exemplo, sensibilizar a comunidade a respeitar e cuidar do espaço público e a valorizar o ambiente, informar sobre a importância de produzir menos lixo, reciclar mais e reutilizar mais.
A autarquia refere em comunicado que, por outro lado, a iniciativa pretende também «alertar, valorizar e dignificar o trabalho dos cantoneiros de limpeza, que, todos os dias, nos mesmos sítios, se esforçam por manter limpos os espaços que, não raras vezes, não são respeitados».
Numa primeira fase são abertas 10 vagas, ficando os jovens em funções afetas ao Serviço de Juventude e Ambiente, em Castro Marim, de 18 de julho a 31 de agosto. Além de serem «permanentemente acompanhados», têm direito a uma bolsa semanal. A iniciativa inclui ainda um programa de formação de 6 horas, seguro de acidentes pessoais e diploma de participação, esclarece o Município.