Economia

Câmara de Faro avança com mais duas empreitadas do programa “Faro Requalifica”

O programa “Faro Requalifica” prossegue com mais duas empreitadas, na cidade e na Freguesia de Montenegro.

PUB
 
A Câmara Municipal de Faro informou hoje que estão prontas a iniciar-se mais duas empreitadas integradas no programa “Faro Requalifica”, de intervenções municipais na melhoria da rede viária e de espaços públicos da cidade e freguesias. 
 
São elas a “melhoria da drenagem pluvial e repavimentação da rua Dr. José de Matos” e a execução de “obras de acabamento do loteamento na Rua Egas Moniz em Montenegro”, cujos contratos de adjudicação foram assinados.
 
Segundo a autarquia, a intervenção na Rua José de Matos em Faro, tem como objetivo melhorar a circulação rodoviária nesta artéria. Nesta intervenção, também se irá proceder à substituição e melhoramento do sistema de drenagem de águas pluviais. 
 
No que respeita à circulação pedonal, está também prevista a reparação dos passeios existentes e executar nove passadeiras sobre-elevadas em calçada. 
 
A empreitada foi adjudicada ao concorrente “Manuel António & Jorge Almeida Construções, S. A.”, pelo montante de 82.422,22 euros, acrescidos de IVA. 
 
A intervenção arranca nos próximos dias, cujas obras deverão estar concluídas durante o mês de Fevereiro de 2016.
 
No que respeita à intervenção no loteamento da Rua Egas Moniz em Montenegro, este procedimento tem como objetivo principal proceder à execução das obras de acabamento do referido loteamento, situado em frente ao novo Centro de Dia de Montenegro. 
 
Os trabalhos consistem no saneamento dos pavimentos rodoviários, no calcetamento das zonas pedonais e no ajardinamento dos espaços exteriores – trabalhos que deviam ter sido realizados no âmbito do referido loteamento, interrompido por dificuldades da empresa construtora.
 
Esta intervenção foi agora adjudicada à “Sociedade Ambitrans – Transportes Lda” pelo valor global de 59.107,95 euros acrescidos de IVA.
 
A autarquia adianta que este valor é proveniente da execução de garantia bancária apresentada pela empresa encarregue do referido projeto de loteamento, com base no incumprimento das suas obrigações contratuais.
 
Estas duas intervenções agora anunciadas incluídas no “Faro Requalifica” somam-se às já anunciadas recuperações da Rua Serpa Pinto, Av. Da República (Rua da Alfândega) e entrada em Faro pela EN2.
 
A Câmara informa ainda que no âmbito deste programa “inédito” de recuperação da rede viária do concelho, no valor global de 1 milhão de euros, serão assinados novos contratos de adjudicação em breve.