Economia

Câmara de Faro espera "luz verde" do Tribunal de Contas para requalificar uma das principais entradas da cidade

O Presidente da Câmara Municipal de Faro assinou ontem o contrato de empreitada de requalificação da Av. Dr. Gordinho Moreira, obra que visa o melhoramento da circulação rodoviária e pedonal, bem como para a criação de melhores condições de segurança e dignidade para esta entrada da Cidade, adianta a autarquia.

PUB
 
Para além da completa repavimentação de todo o tapete, entre o nó do Montenegro e o posto de abastecimento da BP, os trabalhos contemplam também a correção do traçado de modo a conferir à via características de estrada urbana.
 
Está contemplado o restauro de passeios na berma Norte e a criação de um corredor pedonal a Sul, para facilitar e dar segurança à circulação de peões. Com o mesmo objetivo, será também colocada semaforização, que permitirá o atravessamento da via com mais segurança, na zona da Ponte. 
 
Outro objetivo desta intervenção é a melhoria da drenagem, sobretudo na berma sul onde, quando chove com abundância, se verificam episódios de inundação na zona, confirma a edilidade.
 
A referida intervenção foi adjudicada à empresa “Sociedade Cordivias – Engenharia Lda.”, exigindo um investimento do Município no valor de €480.954,59, acrescido de IVA. O prazo de execução é de 120 dias e a obra arranca assim que a autarquia receba o visto do Tribunal de Contas.
 
O Muncípio frisa que «não obstante os atrasos ditados pela não homologação do Plano Municipal de Investimentos pelo Governo, o Programa Faro Requalifica 2 está a evoluir em bom ritmo», pelo que neste momento estão a decorrer três outras intervenções: a requalificação das zonas pedonais e jardins da Av. 5 de Outubro, a requalificação da Estrada de São Luís e a edificação do novo Largo das Mouras Velhas. 
 
Recorde-se que na semana passada Rogério Bacalhau avançou ao Algarve Primeiro, que a outra entrada na cidade na Av. Cidade de Hayward (saída para Olhão), também será requalificada, pelo que "está neste momento para lançar o concurso, uma obra para 300 mil euros, que dispensa o visto do Tribunal de Contas pelo valor, o que será mais fácil em avançar". 
 
O edil confirmou ao nosso jornal, que «na revisão do orçamento deste ano que vamos fazer, teremos capacidade em avançar com o ´Faro Requalifica 3`, com mais dois milhões de euros para investir».
  
Algarve Primeiro